Abril 2016 vol. 2 num. 6 - V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
Artigo Completo - Open Access.
Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro
Literature for children and young people: a multimodal reading of the object-book
Lacerda, Maíra Gonçalves ; Farbiarz, Jackeline Lima ;
Artigo Completo:
Por meio de pesquisa teórica e de estudo de caso composto por análise gráfica comparativa, este trabalho debate a multimodalidade na composição dos livros de literatura voltados para o público infantil e juvenil e apresenta o conceito de Design na Leitura.
Artigo Completo:
This paper discusses multimodality in the composition of literary books targeted at young readers and presents the concept of Design in Reading. The study was conducted by theoretical research and case study composed by comparative graphic analysis.
Palavras-chave: Livros para crianças e jovens, multimodalidade, Design na Leitura,
Palavras-chave: Books for young people, multimodality, Design in Reading,
DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-002
Referências bibliográficas
- [1] AMADO, Jorge. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor. Ilustrações Carybé. São Paulo: Cia. Melhoramentos de São Paulo/ Círculo do Livro, 1976.
- [2] ______. ______. Ilustrações Carybé. Posfácio Tatiana Belinky. São Paulo: Claro Enigma, 2010.
- [3] CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 4. ed. reorg. pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004.
- [4] CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
- [5] FARBIARZ, Jackeline Lima. Design na leitura: um dos percursos do Núcleo de Estudos do Design do Livro da PUC-Rio. [2006] Disponível em: http://www.dad.puc-rio.br/nel/artigos/06-farbiarz-livro.pdf. Acesso em: 09 agosto 2010.
- [6] HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: Como criar e produzir livros. Tradução Juliana A. Saad e Sérgio Rossi Filho. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
- [7] JEWITT, Carey. (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009.
- [8] LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima; OLIVEIRA, Izabel Maria de. Design na leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária. Rio de Janeiro, 2013. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
- [9] LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
- [10] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. Tradução Cristian Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- [11] MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008, p. 49-59.
Como citar:
Lacerda, Maíra Gonçalves; Farbiarz, Jackeline Lima; "Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro", p. 11-25 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-002
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações