Abril 2016 vol. 2 num. 6 - V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos
Artigo Completo - Open Access.
Análise do Livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental: como se dá a abordagem dos gêneros discursivos?
Analysis of a Portuguese Language Textbook for the 7th grade: how are genres approached?
Gomes, Patricia Albuquerque de Campos ; Ohuschi, Márcia Cristina Greco ;
Artigo Completo:
Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os gêneros discursivos presentes em um livro didático. Muitos livros passaram a adotar, em seus métodos de ensino, a presença de vários gêneros, porém, nem sempre levam em consideração os aspectos essenciais para o estudo dos gêneros.
Artigo Completo:
This work aims to analyze and reflect on the genres present in a textbook. Several books have adopted in their teaching methods, the presence of various genres, but not always take into account the essential aspects for the study of genres.
Palavras-chave: livro didático de português, gêneros discursivos, professor pesquisador,
Palavras-chave: Portuguese textbook, genres, research teacher,
DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-007
Referências bibliográficas
- [1] BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
- [2] BARBOSA, J. P . Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000, p. 149-181.
- [3] ______. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de língua portuguesa. 2001. 233 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
- [4] BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
- [5] DOLZ, J e SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
- [6] FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
- [7] GERALDI, J.W. Portos de Passagem. 4.ed. São Paulo: Martins fontes, 199
- [8] SAE, 7. ano: Língua Portuguesa – 7º ano. Curitiba: IESDE BRASIL S/A, 2015.
- [9] OHUSCHI, Márcia Cristina Greco. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem / Márcia Cristina Greco Ohuschi. – Londrina, 2013.
Como citar:
Gomes, Patricia Albuquerque de Campos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; "Análise do Livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental: como se dá a abordagem dos gêneros discursivos?", p. 78-90 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-007
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações