Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Gerenciamento das estratégias de ensino a distância em uma disciplina online do mestrado por meio da interação professor-aluno na rede social Facebook

Management of distance learning strategies in an online graduate course subject through professor-student interaction at Facebook social network

Soares, Leonardo R. ;

Artigo Completo:

Este artigo versa sobre as estratégias de ensino das interações utilizadas pelo professor de uma disciplina de mestrado ministrada a distância, que foram adaptadas de aulas presenciais. O objetivo é discutir com base na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1934/2010), o gerenciamento das interações ocorridas na disciplina por meio da interação professor-aluno.

Artigo Completo:

This article deals with the teaching strategies of interactions used by the professor of an online Master´s course subject that were adapted from regular classes. It aims at discussing, based on the Sociointeractionist Theory of Vygotsky (1934/2010), the management of the interactions that occurred in the subject through the professor-student interaction.

Palavras-chave: Estratégias de ensino a distância, Gerenciamento das estratégias de ensino, interação professor-aluno,

Palavras-chave: Teaching strategies for distance education, Management of teaching strategies, student-professor interaction,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-020

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Thelma Panerai; ARAÚJO, Renata. O Moodle e o Facebook como espaços pedagógicos: percepções discentes acerca da utilização destes ambientes. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, vol. 4, nº 2, 2013. Disponível em:
  • [2] 143/pdf_26+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 18 jun 2015.
  • [3] DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades online para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: DIAS, R.; DELL'ISOLA, R. L. P. (orgs.) Gêneros textuais: teoria e prática de ensino em LE. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012c. p. 295-315.
  • [4] FERREIRA, Jacques de Lima; CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social Facebook. In: TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org). Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em:
  • [5] article/view/199>. Acesso em: 15 abr. 201
  • [6] GILSTER, Paul. Digital Literacy. New York: Wiley, 1997.
  • [7] LEÃO, Christiane Louise. Aspectos interacionais nos ambientes digitais de uma disciplina a distância do Posling - Cefet/MG. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte.
  • [8] MENEZES, VERA; BRAGA, Júnia. Reconfigurando a sala de aula em ambientes virtuais de aprendizagem. UFMG, 200 Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2015.
  • [9] MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ed. Campinas: Papirus, 2011.
  • [10] MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
  • [11] NETO, João Gomes da Silva e CAMPOS, Marineide Furtado. A explicação no letramento digital: reflexão preliminar sobre o ambiente de ensino-aprendizagem via web. In: RIBEIRO, Ana Elisa et al (orgs). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.
  • [12] OXFORD, R. L. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle&Heinle, 1990. Chapter 1, p. 1-35. PAIVA, V.L.M.D. Aprendendo inglês no ciberespaço. IN: PAIVA, V.L.M.O. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. BH: FALE, 2001, p. 270-303.
  • [13] SILVA, Priscilla Chantal Duarte; SHITSUKA, Ricardo; MORAIS, Gustavo Rodrigues de. Estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes virtuais: estudo comparativo do ensino de língua estrangeira no sistema EaD e presencial. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, volume 12, 25p., 20 Disponível em: . Acesso em: 01/08/2015.
  • [14] SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 2ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
  • [15] SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15/08/20
  • [16] TORRES, P., & FIALHO, A. (2009). Educação à distância: o estado da arte (pp. 456-461). São Paulo: Pearson.
  • [17] VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Como citar:

Soares, Leonardo R. ; "Gerenciamento das estratégias de ensino a distância em uma disciplina online do mestrado por meio da interação professor-aluno na rede social Facebook", p. 211-223 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações