Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A criatividade no ensino superior de design no Brasil: cinco deduções a partir de uma revisão sistemática de literatura

Creativity in higher education of design in Brazil: five inferences from a systematic literature review

RODRIGUES, Pedro P. B. ; NORONHA, Raquel Gomes ;

Artigo:

Este artigo traz uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de apresentar um panorama acerca da presença da criatividade nos processos de ensino e aprendizagem no ensino superior de design no Brasil. Posicionando a criatividade como um processo contínuo e não como um insight, ou a clássica “Eureca” de Arquimedes de Siracusa, ela pode ser encarada como uma poderosa ferramenta educacional, evidenciando a mescla entre teoria e prática, entre mente que projeta e mão que executa, entre ação e reflexão, além de outros conceitos que baseiam a busca por uma educação que não se prenda apenas na exaustão teórica e na transmissão do conhecimento.

Artigo:

This article brings a Systematic Literature Review (SLR) aiming to present an overview about the presence of creativity in the teaching and learning processes in design higher education in Brazil. By positioning creativity as a continuous process and not as an insight, or the classic "Eureka" of Archimedes of Syracuse, it can be seen as a powerful educational tool, evidencing the blend between theory and practice, between the mind that projects and the hand that executes, between action and reflection, as well as other concepts that are the basis for the search for an education that is not limited to theoretical exhaustion and the transmission of knowledge.

Palavras-chave: Ensino; Experiência; Autonomia.,

Palavras-chave: Teaching; Experience; Autonomy.,

DOI: 10.5151/ped2022-7891695

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, C. A. Criar, a que será que se destina? (Sentidos do processo criativo em encontros e desencontros entre artesãs e designers, sob o signo do empreendedorismo, na CooperartPoty em Teresina-PI). Dissertação (mestrado em sociologia), UFPI, 2018, 303 f.
  • [2] CROSSAN, M.; APAYDIN, M. A Multi-Dimensional Framework of Organizational Innovation: A Systematic Review of the Literature. In: Journal of Management Studies, v.47, n.6, p.1154-1191, set. 2010.
  • [3] DEWEY, J. Experiência e educação. 2.ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1976. 101 p.
  • [4] FONTOURA, A. M. Tese de doutorado. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do Design. Orientadora: Alice Theresinha Cybis Pereira. Florianópolis, 2002. 337 p.
  • [5] FLEITH, D. The role of creativity in graduate education according to students and professors. In: Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v.36, 2019.
  • [6] FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020. 143 p.
  • [7] ________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 78.ed., 2019. 256 p.
  • [8] GATT, C.; INGOLD, T. From description to correspondence: Anthropology in real time. In: W. Gunn, T. Otto & R. Charlotte-Smith (orgs.), Design Anthropology: Theory and Practice, London: Bloomsbury, 2013. p. 139-15
  • [9] INGOLD, T. Antropologia e/como educação. Petrópolis: Vozes, 2020, 124 p.
  • [10] ________. The creativity of undergoing. In: Pragmatics & Cognition, n.22, v.1, p.124–139, Aberdeen: John Benjamins Publishing Company, 2014.
  • [11] LIMA, J.; ITALIANO, I. O ensino do design de moda: o uso da moulage como ferramenta pedagógica. In: Educ. Pesqui., São Paulo, v.42, n.2, p. 477-490, jun 2016.
  • [12] MANZINI, E. Design: Quando todos fazem design. Tradução: Carlo Franzato. 1.ed. Porto Alegre. Unisinos, 2017. 254 p.
  • [13] MARTINS, B; COUTO, R. Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea. In: Anais [Oral] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação CIDI 2015, São Paulo, v.2, n.2, jul.-dez. 2015. p.424-437
  • [14] MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editorial Psi, 1995. 281 p.
  • [15] MAZZAROTTO, M.; ULBRICHT, V. Material didático para o ensino-aprendizagem contextualizado de representação digital com outros conhecimentos de design. In: Anais do 9° Congresso Internacional de Design da Informação, São Paulo: Blucher, v.6, n.4, p.1131-1144, nov. 2019.
  • [16] MORAIS, M.; FLEITH, D.; ALMEIDA, L.; AZEVEDO, I.; ALENCAR, E.; ARAÚJO, A. Teaching Practices, for Creativity at University: A Study in Portugal and Brazil. In: Paidéia, Ribeirão Preto, v.27, n.67, p.56-64, ago. 2017.
  • [17] MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. 120 p.
  • [18] NORONHA, R.; ABREU, M. Conter e contar: autonomía e autopoiesis entre mulheres, materiais e narrativas por meio de Design Anthropology. In: Pensamentos em Design, v.1, n.1, p.60-75, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2021.
  • [19] OLIVEIRA, I. M. O ensino de projeto na graduação em design no brasil: o discurso da prática pedagógica. Tese (Doutorado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. 140 f.
  • [20] PAIXÃO, W.; BUENO, J.; OBREGON, R.; ZANDOMENEGHI, A. Criatividade e aprendizagem colaborativa através da produção de representações gráficas de síntese: uma experiência com alunos de artes visuais. In: CINAHPA | 2017, São Paulo: Blucher, v.3, n.11, jun. 2017.
  • [21] PIMENTEL, M.; ARAUJO, R. Há conversação em sua aula online? In: SBC Horizontes, abr. 2020. Disponível online: . Acesso em: 3 abr. 20
  • [22] ROCHA, A.; BARRETO, C.; NAKATA, M. Aprendizagem baseada em projetos: relato de experiência da implementação no curso técnico de comunicação visual. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Blucher, v.6, n.1, p.5825-5833, mar. 2019.
  • [23] SILVA, A.; CALVET, L.; MOREIRA, A.; CARNEIRO, A.; FURTADO, V. Metadisciplina na inter-relação entre o design e a educação. In: Anais do 13º congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Blucher, v.6, n.1, p.835-849, mar. 2018.
  • [24] SPADA, D.; COUTO, R.; RIBEIRO, F. Estilos de aprendizagem e facebook: um experimento metodológico. In: Anais do 13º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: Blucher, v.6, n.1, p.778-791, 2019.
  • [25] WILLIAMS, A.; OSTWALD, M.; ASKLAND, H. The relationship between creativity and design and its implication for design education. In: Design Principles and Practices: An International Journal, v.5, n.1, p.57-71, 2011.
  • [26] WITHAGEN, R. VAN DER KAMP, J. An ecological approach to creativity in making. In: New Ideas in Psychology, n.49, v.1, p.1-6, 2018.
Como citar:

RODRIGUES, Pedro P. B.; NORONHA, Raquel Gomes; "A criatividade no ensino superior de design no Brasil: cinco deduções a partir de uma revisão sistemática de literatura", p. 2912-2925 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7891695

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações