Setembro 2015 vol. 2 num. 1 - XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
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A EFICÁCIA DA NORMA ISO 362:2007 PARA O CONTROLE DO RUÍDO DE VEÍCULOS PESADOS
Abrantes, R. de ; Forcetto, A. L. S. ; Araújo, R. M. ;
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A Europa está mudando sua regulamentação sobre ruído de veículos automotores, pois perceberam que o ruído urbano tem sido maior do que o esperado devido ao crescimento da frota de veículos e a ineficiência do método de homologação atual. Em resposta a esse problema, o método de avaliação do ruído de passagem foi revisado e atualmente os veículos estão sendo testados sob condições mais realistas. Existem alguns pontos críticos nesse novo método que tendem enfraquece-lo, por exemplo, a penalização do controle do ruído dos pneus, a desconsideração do ruído do ventilador do sistema de arrefecimento e a avaliação de ônibus e caminhões sob as mesmas circunstâncias. O objetivo deste artigo é discutir o novo método de avaliação de ruído de passagem para veículos pesados e identificar pontos de melhoria para que regulamentação seja mais efetiva e melhor aceita por outros países que não pertençam à União Europeia.
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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP168
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Como citar:
Abrantes, R. de; Forcetto, A. L. S.; Araújo, R. M.; "A EFICÁCIA DA NORMA ISO 362:2007 PARA O CONTROLE DO RUÍDO DE VEÍCULOS PESADOS", p. 329-340 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. .
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP168
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