Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
resumo - Open Access.
A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio
-
LACERDA, Maíra Gonçalves ; FARBIARZ, Jackeline Lima ;
resumo:
Compreendendo que o livro de literatura para crianças e jovens, em sua grande maioria, encontra na relação verbo-visual o espaço propício à fruição da poesia e da ficção, o presente artigo assume por objetivo estabelecer a relação entre o Design, presente nos livros de literatura voltados para crianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, e o processo de formação visual do leitor. Para isso, propõe-se a análise gráfica dos livros literários selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, relacionando os aspectos gráficos por eles apresentados com o desenvolvimento escolar do leitor na Educação Infantil e no Ensino Médio.
resumo:
-
Palavras-chave: Design na Leitura; Design de Informação; livros para crianças e jovens,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima; "A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio", p. 6072 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Estudos em Design
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações