Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A gestão do design e o design thinkingdirecionados ao desenvolvimento de uma iniciativasingular no interior do Ceará: um experimentococriativo

This paper presents an account of the direction of the design attributes for the Luiz Gonzaga Museum,a space located in the Cariri Region, in the interior of Ceará. In the project, built from field research,we apply concepts and tools of design management, with the purpose of improving the experienceand the perspective of visitors regarding the institution. Among this tool of design, we diagnose andreport the innumerable design needs presented by the site and explore a co-creative process for theelaboration of the visual identity of the space, building it together with adolescents who work in theMuseum. For the construction of the work we are based on the collaborative approach of designthinking, in the work of authors such as Brown (2011) and Lupton (2013), as well as scholars in themanagerial field such as Mozota (2011).

Ferreira, Wilton Carvalho ; Casteião, André Luiz ; Xenofonte, Manoel Deisson ;

Artigo completo:

O presente trabalho traz um relato sobre o direcionamento dos atributos do design para o Museu LuizGonzaga, espaço localizado na Região do Cariri, no interior cearense. No projeto, construído a partirde pesquisas a campo, aplicamos conceitos e ferramentas da gestão do design, com a finalidade demelhorar a experiência e a perspectiva dos visitantes a respeito da organização. Dentre esseferramental do design, diagnosticamos e relatamos as inúmeras necessidades de design apresentadaspelo local e, exploramos um processo cocriativo para a elaboração da identidade visual do espaço,construindo-a conjuntamente com adolescentes que atuam no Museu. Para a construção do trabalhonos baseamos na abordagem colaborativa do design thinking, na obra de autores como Brown (2011)e Lupton (2013), como também em estudiosos do campo gerencial como Mozota (2011).

Artigo completo:

This paper presents an account of the direction of the design attributes for the Luiz Gonzaga Museum,a space located in the Cariri Region, in the interior of Ceará. In the project, built from field research,we apply concepts and tools of design management, with the purpose of improving the experienceand the perspective of visitors regarding the institution. Among this tool of design, we diagnose andreport the innumerable design needs presented by the site and explore a co-creative process for theelaboration of the visual identity of the space, building it together with adolescents who work in theMuseum. For the construction of the work we are based on the collaborative approach of designthinking, in the work of authors such as Brown (2011) and Lupton (2013), as well as scholars in themanagerial field such as Mozota (2011).

Palavras-chave: Design Thinking; Gestão do Design; Museu,

Palavras-chave: Design Thinking, Design Management, Museum,

DOI: 10.5151/cid2020-07

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [2] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. Ubu: São Paulo, 2016.
  • [3] FERREIRA, Wilton. A gestão do design como ferramenta de diagnóstico e planejamento estratégico direcionada ao Museu Luiz Gonzaga na localidade de Dom Quintino –Crato/CE. Juazeiro do Norte: Graduação em Design de Produto, UFCA (Universidade Federal do Cariri), 2018.
  • [4] HELLER, Eva. Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
  • [5] LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007.
  • [6] LUPTON, Ellen. Intuição, ação, criação: Graphic design thinking. São Paulo: G.Gili, 2013.
  • [7] MARTINS, Rosane; MERINO, Eugenio. A gestão do design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
  • [8] MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [9] NEUMEIER, Marty. Empresa orientada pelo design: como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [10] PAPANEK, Victor. Design for the real world. New York: Academy Chicago Publishers, 1984.
  • [11] WHEELER, Alina. Design de identidade de marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 20
Como citar:

Ferreira, Wilton Carvalho; Casteião, André Luiz; Xenofonte, Manoel Deisson; "A gestão do design e o design thinkingdirecionados ao desenvolvimento de uma iniciativasingular no interior do Ceará: um experimentococriativo", p. 78-93 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações