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A intervenção do Design na educação inclusiva: livros digitais como proposta à redução das desigualdades no âmbito educacional da psicose infantil

The intervention of Design in inclusive education: digital books as a proposal to reduce inequalities in the educational sphere of child psychosis

Gomes, Anne Ramayhara Mendes ; Furtado , Cássia Cordeiro ;

Artigo :

O fomento da pesquisa surgiu a partir da elaboração da questão que envolve em averiguar se os elementos da interface gráfica dos livros digitais auxiliam na inclusão do usuário infantil acometido pela estrutura psicótica. E o objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática de literatura, ao buscar por artigos, teses e dissertações nacionais e internacionais que abordem o tema do design de interação com os artefatos dos livros digitais. As bases de dados utilizadas para o levantamento das fontes bibliográficas foram a Scielo, Portal capes, Biblioteca de teses e disertassões e o Google school. Utilizou-se uma busca avançada, adotando os seguintes descritores em português e seus correspondentes em inglês para a pesquisa: psicose (psychosis) e design de interação (Interection design). Como critérios de inclusão foram considerados os artigos completos em inglês e português publicados nos últimos 5 anos, observados a partir da leitura do título e resumo/abstract. Foram excluídos desta revisão os artigos repetidos nas bases de dados; estudos em que o objetivo era de caráter meramente informativo a respeito da psicose e design de interação e não foram selecionados artigos que tratem da infância fora do contexto dos livros digitais e da psicose infantil não estando dentro do contexto educacional.

Artigo :

The promotion of the research came from the elaboration of the question that involves in verifying if the elements of the graphic interface of the digital books help in the inclusion of the child user affected by the psychotic structure. And the aim of this study is to present a systematic literature review, searching for articles, theses and national and international dissertations that address the theme of interaction design with the artifacts of digital books. The databases used for the survey of bibliographic sources were Scielo, Portal Capes, Thesis and Dissertation Library and Google School. An advanced search was used, adopting the following descriptors in Portuguese and their English counterparts for the research: psychosis (psychosis) and interaction design (Interection design). As inclusion criteria, the complete articles in English and Portuguese published in the last 5 years were considered, observed from the reading of the title and abstract/abstract. Articles repeated in the databases were excluded from this review; studies in which the objective was merely informative about psychosis and interaction design, and articles dealing with childhood outside the context of digital books and child psychosis not being within the educational context were not selected.

Palavras-chave: Design de Interação; Educação; Inclusão; Psicose Infantil; Livros Digitais,

Palavras-chave: Interaction Design; Education; Inclusion; Child Psychosis; Digital Books,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-26

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Como citar:

Gomes, Anne Ramayhara Mendes ; Furtado , Cássia Cordeiro ; "A intervenção do Design na educação inclusiva: livros digitais como proposta à redução das desigualdades no âmbito educacional da psicose infantil", p. 215-224 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-26

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