• 22 - 24 set. 2021
  • 22 - 24 set. 2021

Site do evento

Comissão organizadora

  • Raquel Gomes Noronha (UFMA) – Coordenadora Geral
  • Ana Lúcia Alexandre Zandomeneghi (UFMA)
  • Bruno Serviliano dos Santos Farias (UFMA)
  • Denilson Moreira Santos (UFMA)
  • Inez Maria Leite da Silva (UFMA)
  • Livia Flavia Albuquerque dos Santos (UFMA)
  • Raimundo Lopes Diniz (UFMA)
  • Rosane de Fatima Antunes Obregon (UFMA)
  • André Luís de Oliveira Lima (UFMA)
  • João Victor Marinho Figueiredo (UFMA)
  • Laís Soares Nehme (UFMA)
  • Mayanne Câmara Serra (UFMA)
  • Mayara Maluf Gomes (UFMA)
  • Melissa Almeida Silva (UFMA)
  • Pedro Paulo Bezerra Rodrigues (UFMA)

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Outubro 2021 vol. 9 num. 2

Idioma principal | Segundo idioma

II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA

II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA

ST1 – Temáticas emergentes em informação e interação

ST1 – Temáticas emergentes em informação e interação

ST2 – Temáticas emergentes em design de serviços, gestão e experiência

ST2 – Temáticas emergentes em design de serviços, gestão e experiência

ST3 – Temas emergentes em designs outros, decolonialidade e participação

ST3 – Temas emergentes em designs outros, decolonialidade e participação

ST4 – Temáticas emergentes em design, materiais e sustentabilidade

ST4 – Temáticas emergentes em design, materiais e sustentabilidade

ST5 – Temáticas emergentes em educação e inclusão

ST5 – Temáticas emergentes em educação e inclusão

ST6 – Temáticas emergentes em criatividade e identidade

ST6 – Temáticas emergentes em criatividade e identidade

ST7 – Temáticas emergentes em design, materiais e sustentabilidade

ST7 – Temáticas emergentes em design, materiais e sustentabilidade

ST8 – Temáticas emergentes em usabilidade e moda

ST8 – Temáticas emergentes em usabilidade e moda

ST9 – Temáticas emergentes em produção de sentido e identidades

ST9 – Temáticas emergentes em produção de sentido e identidades

ST10 – Temáticas emergentes em ergonomia

ST10 – Temáticas emergentes em ergonomia

Em sua segunda edição, a Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da UFMA – a II JOP’Design 2021 – trouxe à luz as discussões sobre “Saberes locais e temáticas emergentes em Design”. Por temáticas emergentes consideram-se aquelas que surgem em contextos de crise como a que estamos vivenciando com a pandemia gerada pela COVID-19 e que dialogam intensamente com um dos paradigmas epistemológicos contemporâneos do Design. Ezio Manzini, em seu livro “Design: quando todos fazem design”, aponta novas vertentes para a atuação dos designers, trazendo a discussão sobre um certo "modo design" quando se assume a capacidade projetual de nossos interlocutores. E, ainda, abriu-se o espaço para os diálogos e os processos criativos a partir do fazer, incluindo habilidades e qualidades dos seres vivos, materiais e ambientes, de acordo com as reflexões do antropólogo Tim Ingold. 
A JOP’Design 2021 reuniu 227 participantes, pessoas de 11 estados brasileiros e contou com 43 artigos completos, selecionados por meio de edital aberto para todo o Brasil, com revisão cega por pares. Trouxe, ainda, 15 resumos completos, com temas de pesquisas dos alunos recém-ingressantes no PPGDg-UFMA, avaliados e revisados pelos docentes responsáveis pela disciplina Seminários de Projetos de Pesquisa. Os textos abordam as discussões sobre as pesquisas em Design a partir da condição tecnológica como parte do processo, mas entende-se que a conjuntura global sobre o futuro do planeta implica um reposicionamento e uma perspectiva de aproximação com as problemáticas locais que atentem para as necessidades específicas, da ordem do dia – urgências provocadas por um contexto de crise mundial, como nos propõem cientistas de diversos campos, como Boaventura Sousa Santos, Donna Haraway, e Isabelle Stengers.  
Sob uma visão holística, tais discussões podem pontuar desde o envolvimento integral da intervenção especulativa, sob abordagens colaborativas, participativas e de cocriação até situações que envolvam pesquisas delineadas no âmbito quantitativo, por meio de circunstâncias que trabalhem hipóteses e variáveis e técnicas de mensuração, por exemplo. De forma abrangente, convidamos à imaginação de futuros em Design.
A II JOP’Design foi realizada de 22 a 24 de setembro de 2021, de forma remota, na plataforma Zoom. Durante os três dias de evento, aconteceram dez sessões temáticas que evolveram os artigos e os resumos expandidos, sob a coordenação de professores do PPGDg, e tiveram como debatedores pesquisadores emergentes – recém-doutores ou egressos do PPGDg que já estão cursando o doutorado – afirmando a importância do estímulo e da valorização de nossos egressos. 
Recebemos a Profa. Maria Cecília Loschiavo, professora titular da USP, que encantou a plateia da JOP´Design, inspirando-nos a pensar, fazer e pesquisar Design desconstruindo o uso inflacionário do conceito, em diálogo com os precursores do campo. Design, política, filosofia e participação cidadã foram a tônica da palestra de abertura da II JOP’Design.
O Prof. Luís Antônio Coelho, docente emérito da PUC-Rio, com a participação da Profa. Carla Spinillo (PPGDg-UFMA / UFPR), conduziu uma Conversa Emergente com o tema Media Ecology, acionando um conceito pouco abordado no campo do design, reforçando a ideia de que Design é um processo de Comunicação. 
O primeiro dia da JOP’Design, 22 de setembro, foi fechado com o relato das experiências dos egressos Paula Maia, Érika Veras, David Guilhon e Edilson Reis, com a mediação da Profa. Ana Lúcia Zandomeneghi, do PPGDg-UFMA. Os anseios, as conquistas de espaços no mercado e na academia foram os temas debatidos neste Fórum de Egressos. 
No dia 23 de setembro, aconteceu o Fórum PROCAD-AM – Comunidade Criativas e Saberes Locais. Recebemos a inspiradora palestra do Prof. Amresh Panigrahi, do NID – National Institute of Design, da Índia. O palestrante trouxe exemplos plenos de saberes locais associados aos conceitos de Cidades Inteligentes, e às estratégias de mobilização de conhecimentos locais por meio do Design de Serviços. Na sequência, a Profa. Kátia Pêgo, da ED-UEMG, apresentou um instigante e detalhado panorama de todas as pesquisas desenvolvidas no PROCAD-AM, envolvendo pesquisadores da UFMA, UEMG e UFPR, condensados na forma de um livro de 11 capítulos que será lançado ainda em 2021. 
Realizou-se também o Fórum do Dinter – Doutorado Interinstitucional – entre a UFMA e a UNESP-Bauru. Os professores Francisco Lobo e Karina Bontempo representaram os docentes da UFMA que, com o apoio do financiamento da CAPES, da UFMA e da FAPEMA, estão realizando seus doutorados na UNESP-BAURU, apresentando dados, parcerias, e frutos já colhidos dessa relação interinstitucional. O coordenador acadêmico do Dinter, Prof. Luís Carlos Paschoarelli, da UNESP, nos deixou a mensagem da humanização da academia. A sessão contou com a mediação da Profa. Lívia Campos, egressa do PPG da UNESP e docente do PPGDg.
Em outro momento internacional do evento, a Conversa Emergente entre o Prof. Erik Grönvall da IT University of Copenhagen, da Dinamarca, e a mediadora da sessão, Profa. Raquel Noronha, atual coordenadora do PPGDg, trouxe à tona um tema que relaciona design participativo, saúde e relações de poder: Care & Design. O diálogo percorreu temas complexos como relações hierárquicas de poder, saúde e a questão de cuidados como assunto de estado, especialmente sobre a questão dos imigrantes que os países nórdicos vêm assumindo. 
O segundo dia do evento culminou com um momento de apresentação de artigos pelos discentes do PPGDg que integraram o Dossiê do Dat Journal sobre o programa. A iniciativa dos editores da revista, nesta sessão representados gentilmente pelo Prof. Sergio Nesteriuk, da Universidade Anhembi Morumbi, de convidar o PPGDg para submeter artigos sobre o programa e suas linhas, oportunizou um verdadeiro raio-x do PPGDg. A sessão contou com a participação de diversos mestrandos coautores dos sete artigos que ainda em outubro serão veiculados na DAT Journal. Mais um momento de refletirmos sobre nosso caminho rumo à excelência. 
No último dia do evento, 24 de setembro, aconteceu o Fórum dos docentes do PPGDg, com a participação dos professores Cássia Furtado, Lívia Campos e Wener Miranda, coordenados pela Profa. Rosane Obregon, todos docentes do PPGDg. A interdisciplinaridade foi o tema e houve relatos de experiências e debates sobre a diversidade de abordagens presentes no PPGDg e os desafios práticos e cotidianos que envolvem docentes e discentes. 
Na sequência, a Profa. Zoy Anastassakis, da ESDI/UERJ, foi recebida para uma Conversa Emergente com a Profa. Raquel Noronha, do PPGDg, sobre etnografias e fabulações especulativas: a escrita, a forma e a forma acadêmica que precisam ser friccionadas para reconhecer e trazer o design como ciência social aplicada, de fato, especificamente em relação à Antropologia. 
A palestra de encerramento do evento aconteceu com a presença do Prof. Guilherme Englert Corrêa Meyer, da UNISINOS, que trouxe o tema das especulações e dos impedimentos para o design no Antropoceno. Diante do impedimento da respiração – causada pela pandemia, pelo racismo estrutural e pela ansiedade causada pela produtividade acadêmica – o palestrante nos convidou a uma pausa reflexiva – o que resta ao design, diante das suas impossibilidades?
Assim aconteceu a II JOP`Design 2021, composta por momentos de encantamento, reencontros, alegrias, reflexões e tudo que foi possível compartilhar, apesar da distância física. O Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão agradece aos seus discentes, docentes, egressos, convidados, ouvintes, articulistas e pesquisadores de todo o Brasil que fizerem este momento acontecer.
Por fim, agradecemos à FAPEMA pelo financiamento do evento, por meio do Edital Eventos Científicos 2021, que possibilitou a realização desse evento de alto nível acadêmico, a produção e a disponibilização destes Anais pela Blucher Proceedings. Desejamos, assim, uma ótima leitura e até a próxima JOP’Design!
 
Profa. Raquel Noronha
Coordenadora do PPGDg-UFMA e da II JOPDesign
Universidade Federal do Maranhão
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design
NIDA - Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia

Em sua segunda edição, a Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da UFMA – a II JOP’Design 2021 – trouxe à luz as discussões sobre “Saberes locais e temáticas emergentes em Design”. Por temáticas emergentes consideram-se aquelas que surgem em contextos de crise como a que estamos vivenciando com a pandemia gerada pela COVID-19 e que dialogam intensamente com um dos paradigmas epistemológicos contemporâneos do Design. Ezio Manzini, em seu livro “Design: quando todos fazem design”, aponta novas vertentes para a atuação dos designers, trazendo a discussão sobre um certo "modo design" quando se assume a capacidade projetual de nossos interlocutores. E, ainda, abriu-se o espaço para os diálogos e os processos criativos a partir do fazer, incluindo habilidades e qualidades dos seres vivos, materiais e ambientes, de acordo com as reflexões do antropólogo Tim Ingold. 
A JOP’Design 2021 reuniu 227 participantes, pessoas de 11 estados brasileiros e contou com 43 artigos completos, selecionados por meio de edital aberto para todo o Brasil, com revisão cega por pares. Trouxe, ainda, 15 resumos completos, com temas de pesquisas dos alunos recém-ingressantes no PPGDg-UFMA, avaliados e revisados pelos docentes responsáveis pela disciplina Seminários de Projetos de Pesquisa. Os textos abordam as discussões sobre as pesquisas em Design a partir da condição tecnológica como parte do processo, mas entende-se que a conjuntura global sobre o futuro do planeta implica um reposicionamento e uma perspectiva de aproximação com as problemáticas locais que atentem para as necessidades específicas, da ordem do dia – urgências provocadas por um contexto de crise mundial, como nos propõem cientistas de diversos campos, como Boaventura Sousa Santos, Donna Haraway, e Isabelle Stengers.  
Sob uma visão holística, tais discussões podem pontuar desde o envolvimento integral da intervenção especulativa, sob abordagens colaborativas, participativas e de cocriação até situações que envolvam pesquisas delineadas no âmbito quantitativo, por meio de circunstâncias que trabalhem hipóteses e variáveis e técnicas de mensuração, por exemplo. De forma abrangente, convidamos à imaginação de futuros em Design.
A II JOP’Design foi realizada de 22 a 24 de setembro de 2021, de forma remota, na plataforma Zoom. Durante os três dias de evento, aconteceram dez sessões temáticas que evolveram os artigos e os resumos expandidos, sob a coordenação de professores do PPGDg, e tiveram como debatedores pesquisadores emergentes – recém-doutores ou egressos do PPGDg que já estão cursando o doutorado – afirmando a importância do estímulo e da valorização de nossos egressos. 
Recebemos a Profa. Maria Cecília Loschiavo, professora titular da USP, que encantou a plateia da JOP´Design, inspirando-nos a pensar, fazer e pesquisar Design desconstruindo o uso inflacionário do conceito, em diálogo com os precursores do campo. Design, política, filosofia e participação cidadã foram a tônica da palestra de abertura da II JOP’Design.
O Prof. Luís Antônio Coelho, docente emérito da PUC-Rio, com a participação da Profa. Carla Spinillo (PPGDg-UFMA / UFPR), conduziu uma Conversa Emergente com o tema Media Ecology, acionando um conceito pouco abordado no campo do design, reforçando a ideia de que Design é um processo de Comunicação. 
O primeiro dia da JOP’Design, 22 de setembro, foi fechado com o relato das experiências dos egressos Paula Maia, Érika Veras, David Guilhon e Edilson Reis, com a mediação da Profa. Ana Lúcia Zandomeneghi, do PPGDg-UFMA. Os anseios, as conquistas de espaços no mercado e na academia foram os temas debatidos neste Fórum de Egressos. 
No dia 23 de setembro, aconteceu o Fórum PROCAD-AM – Comunidade Criativas e Saberes Locais. Recebemos a inspiradora palestra do Prof. Amresh Panigrahi, do NID – National Institute of Design, da Índia. O palestrante trouxe exemplos plenos de saberes locais associados aos conceitos de Cidades Inteligentes, e às estratégias de mobilização de conhecimentos locais por meio do Design de Serviços. Na sequência, a Profa. Kátia Pêgo, da ED-UEMG, apresentou um instigante e detalhado panorama de todas as pesquisas desenvolvidas no PROCAD-AM, envolvendo pesquisadores da UFMA, UEMG e UFPR, condensados na forma de um livro de 11 capítulos que será lançado ainda em 2021. 
Realizou-se também o Fórum do Dinter – Doutorado Interinstitucional – entre a UFMA e a UNESP-Bauru. Os professores Francisco Lobo e Karina Bontempo representaram os docentes da UFMA que, com o apoio do financiamento da CAPES, da UFMA e da FAPEMA, estão realizando seus doutorados na UNESP-BAURU, apresentando dados, parcerias, e frutos já colhidos dessa relação interinstitucional. O coordenador acadêmico do Dinter, Prof. Luís Carlos Paschoarelli, da UNESP, nos deixou a mensagem da humanização da academia. A sessão contou com a mediação da Profa. Lívia Campos, egressa do PPG da UNESP e docente do PPGDg.
Em outro momento internacional do evento, a Conversa Emergente entre o Prof. Erik Grönvall da IT University of Copenhagen, da Dinamarca, e a mediadora da sessão, Profa. Raquel Noronha, atual coordenadora do PPGDg, trouxe à tona um tema que relaciona design participativo, saúde e relações de poder: Care & Design. O diálogo percorreu temas complexos como relações hierárquicas de poder, saúde e a questão de cuidados como assunto de estado, especialmente sobre a questão dos imigrantes que os países nórdicos vêm assumindo. 
O segundo dia do evento culminou com um momento de apresentação de artigos pelos discentes do PPGDg que integraram o Dossiê do Dat Journal sobre o programa. A iniciativa dos editores da revista, nesta sessão representados gentilmente pelo Prof. Sergio Nesteriuk, da Universidade Anhembi Morumbi, de convidar o PPGDg para submeter artigos sobre o programa e suas linhas, oportunizou um verdadeiro raio-x do PPGDg. A sessão contou com a participação de diversos mestrandos coautores dos sete artigos que ainda em outubro serão veiculados na DAT Journal. Mais um momento de refletirmos sobre nosso caminho rumo à excelência. 
No último dia do evento, 24 de setembro, aconteceu o Fórum dos docentes do PPGDg, com a participação dos professores Cássia Furtado, Lívia Campos e Wener Miranda, coordenados pela Profa. Rosane Obregon, todos docentes do PPGDg. A interdisciplinaridade foi o tema e houve relatos de experiências e debates sobre a diversidade de abordagens presentes no PPGDg e os desafios práticos e cotidianos que envolvem docentes e discentes. 
Na sequência, a Profa. Zoy Anastassakis, da ESDI/UERJ, foi recebida para uma Conversa Emergente com a Profa. Raquel Noronha, do PPGDg, sobre etnografias e fabulações especulativas: a escrita, a forma e a forma acadêmica que precisam ser friccionadas para reconhecer e trazer o design como ciência social aplicada, de fato, especificamente em relação à Antropologia. 
A palestra de encerramento do evento aconteceu com a presença do Prof. Guilherme Englert Corrêa Meyer, da UNISINOS, que trouxe o tema das especulações e dos impedimentos para o design no Antropoceno. Diante do impedimento da respiração – causada pela pandemia, pelo racismo estrutural e pela ansiedade causada pela produtividade acadêmica – o palestrante nos convidou a uma pausa reflexiva – o que resta ao design, diante das suas impossibilidades?
Assim aconteceu a II JOP`Design 2021, composta por momentos de encantamento, reencontros, alegrias, reflexões e tudo que foi possível compartilhar, apesar da distância física. O Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão agradece aos seus discentes, docentes, egressos, convidados, ouvintes, articulistas e pesquisadores de todo o Brasil que fizerem este momento acontecer.
Por fim, agradecemos à FAPEMA pelo financiamento do evento, por meio do Edital Eventos Científicos 2021, que possibilitou a realização desse evento de alto nível acadêmico, a produção e a disponibilização destes Anais pela Blucher Proceedings. Desejamos, assim, uma ótima leitura e até a próxima JOP’Design!
 
Profa. Raquel Noronha
Coordenadora do PPGDg-UFMA e da II JOPDesign
Universidade Federal do Maranhão
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design
NIDA - Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia

-

-

Comissão Organizadora
Raquel Gomes Noronha (UFMA) – Coordenadora Geral
Ana Lúcia Alexandre Zandomeneghi (UFMA)
Bruno Serviliano dos Santos Farias (UFMA)
Denilson Moreira Santos (UFMA)
Inez Maria Leite da Silva (UFMA)
Livia Flavia Albuquerque dos Santos (UFMA)
Raimundo Lopes Diniz (UFMA)
Rosane de Fatima Antunes Obregon (UFMA)
André Luís de Oliveira Lima (UFMA)
João Victor Marinho Figueiredo (UFMA)
Laís Soares Nehme (UFMA)
Mayanne Câmara Serra (UFMA)
Mayara Maluf Gomes (UFMA)
Melissa Almeida Silva (UFMA)
Pedro Paulo Bezerra Rodrigues (UFMA)
 
Comitê Científico
Álvaro José Barbosa de Sousa (Universidade de Aveiro)
André Gobb (UniAvan)
Bianca Maria Rêgo Martins (ESDI)
Carla Spinillo (UFPR)
Cláudia Marinho (UFC)
Cláudia Mont’Alvão (PUC-RIO)
Cristina Portugal (PUC-Rio)
Eduardo Ferro (USP)
Fabiane Rodrigues Fernandes (UFMA)
Fábio Gonçalves Teixeira (UFRGS)
Gilberto Rangel de Oliveira (UFJR)
Glauba Alves do Vale Cestari (IFMA)
Inês Veiga (Universidade de Lisboa)
Isabella Perrotta (ESPM-Rio)
Joao Sobral (UNIVILLE)
José Edson Carpintero (UEMG)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo (UEMG)
Lia Buarque de Macedo Guimarães (UFRGS)
Luís Antônio Coelho (PUC-RIO)
Luis Carlos Paschoarelli (UNESP)
Márcia Rangel (IF Sudeste MG/ Campus Juiz de Fora)
Márcio James Soares Guimarães (UFMA)
Márcio Soares Lima (IFMA)
Marcos da Costa Braga (USP)
Marta Cristina Goulart Braga (GC/UFSC)
Nadja Maria Mourão (UEMG)
Paula Landim (UNESP-BAURU)
Raquel Pereira Canaan (UEMG)
Raul Inácio Busarello (Diretor da Editora Pimenta Cultural/SP)
Ricardo Artur Pereira Carvalho (ESDI)
Rita Aparecida Ribeiro (UEMG)
Ronaldo de Oliveira Corrêa (UFPR)
Rosemary Bom Conselho Sales (UEMG)
Rosinei Batista Ribeiro (UNIFATEA)
Sydney Freitas (UERJ)
Tarcísio Vanzin (UFSC)
Tayomara Santos dos Santos (Doutoranda/UEMG)
Virginia Pereira Cavalcanti (UFPE)

Comissão Organizadora
Raquel Gomes Noronha (UFMA) – Coordenadora Geral
Ana Lúcia Alexandre Zandomeneghi (UFMA)
Bruno Serviliano dos Santos Farias (UFMA)
Denilson Moreira Santos (UFMA)
Inez Maria Leite da Silva (UFMA)
Livia Flavia Albuquerque dos Santos (UFMA)
Raimundo Lopes Diniz (UFMA)
Rosane de Fatima Antunes Obregon (UFMA)
\André Luís de Oliveira Lima (UFMA)
João Victor Marinho Figueiredo (UFMA)
Laís Soares Nehme (UFMA)
Mayanne Câmara Serra (UFMA)
Mayara Maluf Gomes (UFMA)
Melissa Almeida Silva (UFMA)
Pedro Paulo Bezerra Rodrigues (UFMA)
 
Comitê Científico
Álvaro José Barbosa de Sousa (Universidade de Aveiro)
André Gobb (UniAvan)
Bianca Maria Rêgo Martins (ESDI)
Carla Spinillo (UFPR)
Cláudia Marinho (UFC)
Cláudia Mont’Alvão (PUC-RIO)
Cristina Portugal (PUC-Rio)
Eduardo Ferro (USP)
Fabiane Rodrigues Fernandes (UFMA)
Fábio Gonçalves Teixeira (UFRGS)
Gilberto Rangel de Oliveira (UFJR)
Glauba Alves do Vale Cestari (IFMA)
Inês Veiga (Universidade de Lisboa)
Isabella Perrotta (ESPM-Rio)
Joao Sobral (UNIVILLE)
José Edson Carpintero (UEMG)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo (UEMG)
Lia Buarque de Macedo Guimarães (UFRGS)
Luís Antônio Coelho (PUC-RIO)
Luis Carlos Paschoarelli (UNESP)
Márcia Rangel (IF Sudeste MG/ Campus Juiz de Fora)
Márcio James Soares Guimarães (UFMA)
Márcio Soares Lima (IFMA)
Marcos da Costa Braga (USP)
Marta Cristina Goulart Braga (GC/UFSC)
Nadja Maria Mourão (UEMG)
Paula Landim (UNESP-BAURU)
Raquel Pereira Canaan (UEMG)
Raul Inácio Busarello (Diretor da Editora Pimenta Cultural/SP)
Ricardo Artur Pereira Carvalho (ESDI)
Rita Aparecida Ribeiro (UEMG)
Ronaldo de Oliveira Corrêa (UFPR)
Rosemary Bom Conselho Sales (UEMG)
Rosinei Batista Ribeiro (UNIFATEA)
Sydney Freitas (UERJ)
Tarcísio Vanzin (UFSC)
Tayomara Santos dos Santos (Doutoranda/UEMG)
Virginia Pereira Cavalcanti (UFPE)