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Da Praça à Praia: significações culturais da Praia da Estação

From Square to Beach: Praia da Estação and its cultural meanings

Bento, Amanda Ardisson ; Bahia, Isabella Pontello ;

Artigo:

"O presente artigo pretende abordar possíveis significações culturais a partir da análise do movimento efêmero e sazonal da Praia da Estação, que ocorre na Praça da Estação, na cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. O simbolismo da análise se dá, inicialmente, a partir do próprio nome dedicado ao evento. Geograficamente acometido pela falta de praia, o mineiro traz a praia para este lugar inicialmente de trânsito e passagem a partir da proposta de construir um universo dotado de apropriação, história, bons encontros e sensações. Assim, lê-se que a proposição de transitar da Praça à Praia se deu por meio da compreensão do espaço geográfico Praça da Estação e de sua transformação em lugar simbólico e performático da Praia da Estação. A construção teórica do artigo se dá a partir do entendimento de espaço público e democrático tal como estipulado pela legislação vigente, bem como, a partir dos conceitos apresentados por Harvey (2012) e Hertzberger (1999). Tem-se, ainda, a iniciativa de evidenciar a linguagem dos objetos tal como defendido por Dohmann (2013), Lobach (2001) e Santaella (2001) e, assim, possibilitar a leitura e a transposição dos conceitos socioespaciais de espaço e lugar, tal como apresentado por Souza (2013) e Cavalcante & Elali (2018). Tem-se, ainda, a narrativa histórico-cultural da Praça da Estação (Praça Rui Barbosa) e de sua transformação em Praia da Estação. A estruturação metodológica se deu a partir da revisão de literatura e pesquisa documental, etapas que fundamentaram a exposição dos conceitos e apresentação da narrativa histórica que ocasiona a Praia da Estação, bem como, a identificação e análise dos símbolos que permitem leituras a partir de Morris (1971). Para tal, foram realizadas análises de registros fotográficos existentes e de domínio público. O artigo apresenta como resultado, simbolismos e significados percebidos no evento e a partir dele para as pessoas e para a cidade de Belo Horizonte. A análise de suas manifestações culturais permite observar que é possível fazer da Praia da Estação um local de troca, de festividade, de experiência e de visibilidade, bem como se apropriar e subverter as práticas culturais dominantes e excludentes em espaço de dissolução das barreiras urbanas entre público e privado.Com a construção deste imaginário popular acerca da Praia da Estação, entende-se que não é possível findar suas reflexões e leituras, visto as inúmeras possibilidades de significação deste signo histórico-cultural. Ao longo deste estudo, buscou-se vislumbrar algumas questões essenciais para elucidar a transformação do signo de espaço para lugar a partir do estabelecimento de parada em um espaço de trânsito. Lugar este que é simbólico e geográfico visto a nova demarcação que transcorre com corpos, cantos e cores, dotados de identidade. Neste cenário desafiador de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus, nossa relação com os espaços públicos mudou e, na iminência de um longo período até que se possa usufruir do espaço público de forma democrática, festiva e aglomerada é necessário que se pense em novas maneiras de democratizar o uso e transformar estes locais de vivência comum."

Artigo:

"This article intends to address possible cultural meanings based on the analysis of the ephemeral and seasonal movement of Praia da Estação, which takes place in Station’s square in Belo Horizonte’s city, Minas Gerais’ capital. The analysis symbolism occurs initially as evidenced in the following article from the event’s dedicated name. Geographically affected by lack of beach, the people born in Minas Gerais bring the beach to this place, initially used for traffic and passage to build a universe endowed with appropriation, history, good encounters and sensations. So, the proposition to move from square to beach took place through the geographical understanding of the Station’s square’s space and its transformation into a symbolic and performative Praia da Estação’s place.The paper’s theoretical construction occurs from the understanding of public and democratic space as stipulated by the current legislation, as well as from the concepts presented by Harvey (2012) and Hertzberger (1999). There is also the initiative to highlight the language of objects as defended by Dohmann (2013), Lobach (2001) and Santaella (2001) and, therefore, enable the reading and socio-spatial transposition of the space and place’s concepts as presented by Souza (2013) and Cavalcante & Elali (2018). There is also the historical-cultural narrative of Station’s square and its transformation into Praia da Estação. The methods structuring took place from the literature review and documentary research, stages that justified the concepts exposure and historical narrative presentation that creates Praia da Estação’s event, as well as the identification and analysis of the symbols by Morris (1971) that allow such readings. To this end, this paper analyzes some existing and public domain photographic records. It presents as a result the event's symbolisms and meanings perceived in the event and from the Belo Horizonte’s people. These cultural manifestations analysis allows us to observe that it is possible to make Praia da Estação a place of exchange, festivity, experience and visibility, as well as appropriating and subverting dominant and excluding cultural practices into a space of dissolution between public and private urban barriers.With the popular imagination’s construction about Praia da Estação’s event, we understand that it is not possible to finish its reflections and readings, given the countless meaning’s possibilities of this historical-cultural sign. Throughout this study, we sought to glimpse some essential questions to elucidate the sign transformation from space to place from the stop establishment in a traffic space. This place is symbolic and geographical given the new demarcation that takes place with bodies, corners and colors, endowed with identity. In this challenging scenario of social distant caused by the new Coronavirus pandemic, our relationship with public spaces has changed and in the imminence of a long period before we can enjoy public space in a democratic, festive and crowded way, it’s necessary to think about new ways to democratic use and transform these places of common experience."

Palavras-chave: Praça da Estação; espaço público; Praia da Estação; experiência urbana; práticas culturais,

Palavras-chave: Station’s square; public place; Station’s beach; urban experience; cultural habits,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-48

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Como citar:

Bento, Amanda Ardisson ; Bahia, Isabella Pontello ; "Da Praça à Praia: significações culturais da Praia da Estação", p. 414-424 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-48

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