Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O experimento de design na educação online: o plano de pesquisa experimental como método

The design experiment in online education: the experimental research program as a method.

Rodrigues, Pedro Paulo Bezerra ; Noronha, Raquel Gomes ;

Artigo :

"Este artigo apresenta uma proposta metodológica para compor uma dissertação de mestrado em design voltada para a educação, ensino e aprendizagem, a partir do conceito de plano (program), decorrente dos estudos experimentais em design e design research, visando a utilização de técnicas de experimentação para conduzir uma pesquisa aplicada e qualitativa, buscando o próprio fazer do design como método.Foi feita uma exposição do plano prévio pesquisa experimental com estudos que tratam da concepção de experimentos de design envolvendo a participação do usuário por meio de artefatos, como as sondas de design, e também da definição de um espaço de experimentação, os laboratórios de design. Esta revisão tem a finalidade de expor este conhecimento agregado acerca do assunto e por fim desenhar um plano de pesquisa viável compreendendo a construção de metodologias. "

Artigo :

"This paper presents a methodological proposal to compose a master's degree thesis in design focused on education, teaching and learning, based on the concept of program, arising from experimental studies in design and design research, aiming at the use of experimental techniques to conduct an applied and qualitative research, seeking the very own practice of design as a method.This program preview was made with studies that deal with the conception of design experiments involving user participation through artifacts, such as design probes, and also the definition of an experimentation space, the design lab. This review aims to expose this aggregated knowledge on the subject and, finally, to design a viable research plan comprising the construction of methodologies."

Palavras-chave: Experimentação; metodologia; pesquisa em design; ensino; aprendizagem,

Palavras-chave: Experimentation; methodology; design research; teaching; learning,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-15

Referências bibliográficas
  • [1] "ANDER-EGG, E. Introduccion a las técnicas de investigacion social, 8.ed. Buenos Aires: Hvmanitas, 1979. 336 p.
  • [2] BALAAM, M. Using technology probes to understand educational design spaces. In: LUCKIN, R.; PUNTAMBEKAT, S.; GOODYEAR, P.; GRABOWSKI, B. L.; UNDERWOOD, J.; WINTERS, N. (Orgs.). Handbook of Design in Educational Technology. London: Routledge, 2013. 71-79 p.
  • [3] BANG, A. L.; ERIKSEN, M. A. Experiments all the way in programmatic design research. In: Artifact, v.3, n.2, p.4.1-4.14, 2014.
  • [4] BINDER, T. BRANDT, E. The Design:Lab as platform in participatory design research. In: CoDesign, v.4, n.2, p.115-129, jun. 2008.
  • [5] BINDER, T.; BRANDT, E.; HALSE, J.; FOVERSKOV. M.; OLANDER, S.; YNDIGEGN, S. Living the (codesign) lab. In: Nordic Design Research Conference, Helsinki, 2011, p.1-10.
  • [6] BINDER, T.; RESDTRÖM, J. Exemplary design research. In: Design Research Society, Lisbon, p.1-13, 2006
  • [7] BRANDT, E. BINDER, T. Experimental design research: genealogy, intervention, argument. In: International Association of Societies of Design Research, Hong Kong, v.10, 200 17 p.
  • [8] BUCHANAN, R. Design research and the new learning. In: Design Issues, v.17, n.4, p.3-23. 2001.
  • [9] DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2.ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1976. 101 p.
  • [10] FLICK, U. Triangulation in Qualitative Research. In: FLICK, U.; VON KARDOFF, E.; STEINKE, I. (Ed.). A companion to qualitative research. Sage, 2004. p.178-183.
  • [11] FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020. 143 p.
  • [12] GAVER, B.; DUNNE, T.; PACENTI, E. Design: Cultural probes. In: Interactions, v.6, n.1, p.21-29, 1999.
  • [13] HALSE, J.; BRANDT, E.; CLARK, B.; BINDER, T. Rehearsing the future. The Danish Design School Press: Copenhagen, 2010, 211p.
  • [14] INGOLD, T. Antropologia e/como educação. Tradução: Vitor Emanuel Santos Lima, Leonardo Rangel dos Reis. Petrópolis: Vozes, 2020, 124 p.
  • [15] LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.
  • [16] MATTELMÄKI, T. Design Probes. Tese (Doutorado em design) – University of Art and Design Helsinki, Publication series A 69. Finlândia, 2006. 220 p.
  • [17] MINAYO, M.; ASSIS, S.; SOUZA, E. orgs. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005, 244 p.
  • [18] PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: . Acesso em: 23 março. 2021.
  • [19] SANTOS, A. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas afins. Curitiba: Insight, 2018. 230 p.
  • [20] SILVA, E.; MENEZES, E. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121 p.
Como citar:

Rodrigues, Pedro Paulo Bezerra; Noronha, Raquel Gomes ; "O experimento de design na educação online: o plano de pesquisa experimental como método", p. 119-128 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações