Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso de TIC e os desafios ao ensino superior latino-americano no primeiro ano da pandemia COVID-19

The use of ICT and the challenges in Latin-American higher education during the first year of the outbreak of the COVID-19 pandemic.

Silva, Inez Maria Leite da ; Figueiredo , João Victor Marinho ; Duarte, Kyara Thalita Rodrigues ;

Artigo :

Autores apontam desafios, impostos aos professores, relacionados a problemas estruturais nos países latino-americanos. O baixo desenvolvimento tecnológico, lacunas na formação profissional, desigualdades sociais e, em especial, as dificuldades presentes no cotidiano dos professores foram exacerbadas com a chegada abrupta da pandemia do COVID-19. O propósito deste artigo é identificar, através de levantamento bibliográfico, os principais desafios enfrentados pelos professores nas relações de ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior. O método consistiu em revisão sistemática de literatura realizada no mês de maio de 2021, nas bases de dados Scopus, Web of Science e Google Scholar. Este artigo está estruturado da seguinte maneira: (1) Introdução; (2) Referencial teórico; (3) Revisão sistemática de literatura; (4) Resultados; e (5) Considerações finais. Como resultado, foi possível concluir que os trabalhos relacionados ao tema, ainda bastante recente, são escassos e possuem cariz preliminar. No entanto, a pesquisa identificou a recorrência de alguns temas como os comunicacionais, sociais, tecnológicos, pedagógicos, comportamentais e de saúde física e mental de importância para o desempenho dos professores, colocando-os em evidência para subsidiar pesquisas futuras no sentido do aprofundamento quanto às respectivas causas e consequências.

Artigo :

Authors point out to the usual challenges related to structural problems in Latin-American countries. The low technological development, gaps in professional training, social inequalities and especially the difficulties present in the daily life of teachers were exacerbated by the abrupt arrival of the COVID-19 pandemic. The purpose of this article is to identify, through a bibliographic survey, the main challenges faced by teachers in teaching-learning relations in higher education institutions. The method consisted of a systematic review of the literature conducted in May 2021, in the Scopus, Web of Science and Google Scholar databases. This article is structured as follows: (1) Introduction; (2) Theoretical reference; (3) Systematic literature review; (4) Results; and (5) Final considerations. As a result, in was possible to conclude that the works related to the theme, still quite recent, are scarce and have a preliminary character. However, the research identified the recurrence of some themes such as communicational, social, technological, pedagogical, behavioral and physical and mental health of importance for the performance or teachers, highlighting them in order to subsidize future research which will deepen the respective causes and consequences.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Pandemia COVID 19; Ensino superior; Professores; Ensino remoto,

Palavras-chave: Information and Communication Technologies; COVID 19 pandemic; Higher education; Professors; Remote teaching,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-25

Referências bibliográficas
  • [1] "BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; SILVA, N.; LIMA, A.; MENDES, M.; COSTA, J.; CRISTIANNE, O.; ALBUQUERQUE, P. Docência online em tempos de pandemia (Covid 19): um estudo exploratório sobre a prática docente. International Journal of Development Research. [S. l.], 2020. DOI: 10.37118/ijdr.20235.10.2020.
  • [2] CASALI, A.; TORRES, D. Impacto del COVID-19 en docentes universitarios argentinos: cambio de prácticas, dificultades y aumento del estrés. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, La Plata, n. 28, p. e53, 2021. DOI:10.24215/18509959.28.e53.
  • [3] CABERO, J. A.; VALENCIA, R. Y el COVID-19 transformó al sistema educativo: reflexiones y experiencias por aprender. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, [s. l.], n. 15, p. 218–228, 2020. DOI: 10.46661/ijeri.5246.
  • [4] GARRIDO, F. A. Z. Docencia universitaria durante la pandemia COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–9, 2020. DOI: 10.35699/2237-5862020.24777.
  • [5] KITCHENHAM, B.; PRETORIUS, R.; BUDGEN, D.; BRERETON, O. P.; TURNER, M.; NIAZI, M.; LINKMAN, S. Systematic literature reviews in software engineering-A tertiary studyInformation and Software Technology. Elsevier B. V., [s. l.], v. 52, p. 792-805, 2010. DOI: 10.1016/j.infsof.2010.03.006.
  • [6] NOVELLO, T. P.; PEREIRA, E. F. Z.; RIBEIRO, N. F. Ambientes virtuais de aprendizagem: limitações digitais dos professores em época de pandemia do Covid-19. Anais eletrônicos, Rio Grande, p.1-11, 2020. DOI: 10.13140/2.2.12779.98085
  • [7] ORTIGOZA, M. A. América latina. Entre la nueva realidad y las viejas desigualdades. Telos Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Venezuela, v. 23, n. 1, p. 129–140, 2021. DOI: 10.36390/telos231.10.
  • [8] RUIZ-RAMIREZ, J. A.; TAMAYO-PREVAL, D.; MONTIEL-CABELLO, H. Competencias digitales de los docentes en la modalidad de clases en línea: estudio de caso en el contexto de crisis sanitaria. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 47–62, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25592.
  • [9] SALLABERRY, J. D.; SANTOS, E. A.; BAGATOLI, G. C.; LIMA, P. C.; BITTENCOURT, B. R. Desafios docentes em tempos de isolamento social. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24774.
  • [10] SANTOS, G. M. R. F.; SILVA, M. E.; BELMONTE, B. R. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 21, p. 245–251, 2021. DOI: 1590/1806-9304202100S100013.
  • [11] SCOZ, E.; MELCHIORETTO, A. F. Diário de uma professora em crise: adaptações de aulas práticas em dias de isolamento. Investigação Filosófica, Macapá, v. 11, n. 2, p. 189-203, 2020. DOI: 10.18468/if.2020v11n2.p189-203.
  • [12] SILVA, A. F.; ESTRELA, F. M.; LIMA, N. S.; ABREU, C. T. A. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 1–4, 2020. DOI: 10.1590/S0103-73312020300216.
  • [13] SILVA, C. C. F; FREITAS, L. G. Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 382-395, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18828.
  • [14] TEJEDOR, S.; CERVI, L.; TUSA, F.; PAROLA, A. Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicacion Social, [s. l.], n. 78, p. 19–40, 2020. DOI: 10.4185/RLCS-2020-1466.
  • [15] ULBRICHT, V. R.; OBREGON, R. F. A. de; BRAGA, M. C. G.; FLORES, A. B. Visualização do conhecimento: revisão sistemática da literatura e mapas conceituais. Revista Educaonline, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 94-113, 2012.
  • [16] "
Como citar:

Silva, Inez Maria Leite da ; Figueiredo , João Victor Marinho; Duarte, Kyara Thalita Rodrigues ; "O uso de TIC e os desafios ao ensino superior latino-americano no primeiro ano da pandemia COVID-19 ", p. 205-214 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações