Outubro 2021 vol. 9 num. 2 - II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA
Artigo - Open Access.
Brinquedos, memória e o design afetivo: possibilidades para o atual cotidiano
Building affectivity in human experience
Oliveira, Ana Célia Carneiro ; Mourão , Nadja Maria ;
Artigo :
"O brinquedo é o cerne da infância, indispensável à saúde física, emocional e intelectual. Representa uma realidade cultural de uma sociedade, ao mesmo tempo em que proporciona uma perspectiva de mundo para a criança. Nesta pesquisa, buscou-se conhecer e analisar as relações que possam existir entre os brinquedos, memória e o design afetivo, como possibilidades para vivências humanas no contexto pandêmico atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em contextos temáticos. O método de coleta de dados se apresenta em pesquisa bibliográfica, participativa e registros fotográficos. Buscaram-se as fundamentações em autores que abordam as temáticas. Desta forma, observou-se que o design afetivo se refere às emoções humanas e sua influência na forma em que o ser humano compreende e se relaciona com aos artefatos. A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informação e fatos obtidos através de experiências. Estas experiências podem ser ouvidas ou vividas e repassadas às novas gerações por meio de recursos como: escrita, voz, música, imagem, entre outros. Em análises, observou-se que no mundo atual, onde há consequências do isolamento social causado pela pandemia do Covid.19, surgiram estímulos para as relações familiares em casa. É importante considerar também que o ambiente familiar é um território de formação de memórias. O produto e o espaço se tornam afetivos a partir do momento que eles adquirem importância para o usuário, a ponto de ele desenvolver relações de afeto. Os brinquedos vivenciados com familiares, em suas residências, podem estimular as relações de afetividade e memórias compartilhadas. Assim, em um lar de experiências alegres e divertidas torna-se saudável, onde é possível estruturar o bem-estar entre adultos e crianças de forma segura e confiante. "
Artigo :
The toy is the core of childhood, indispensable to physical, emotional, and intellectual health. It represents a cultural reality of a society, while providing a world perspective for the child. In this research, we sought to know and analyze the relationships that may exist between toys, memory, and affective design, as possibilities for human experiences in the current pandemic context. This is a qualitative research of exploratory character in thematic contexts. The data collection method is presented in bibliographic and participatory research, and photographic records. The foundations were sought in authors who approach the themes. Thus, it was observed that affective design refers to human emotions and their influence on the way human beings understand and relate to artifacts. Memory is the ability to acquire, store, and retrieve information and facts obtained through experiences. These experiences can be heard or lived and passed on to new generations through resources such as: writing, voice, music, image, among others. In reviews, it has been observed that in today's world, where there are consequences of the social isolation caused by the Covid.19 pandemic, stimuli for family relationships at home have arisen. It is also important to consider that the family environment is a territory of memory formation. The product and the space become affective from the moment they acquire importance for the user, to the point that he or she develops affectionate relationships. The toys experienced with family members, in their homes, can stimulate relationships of affection and shared memories. Thus, in a home of joyful and fun experiences becomes healthy, where it is possible to structure the well-being between adults and children in a safe and confident way.
Palavras-chave: Brinquedo; memória; design afetivo; cotidiano; pandemia,
Palavras-chave: Toy; memory; affective design; everyday life; pandemic,
DOI: 10.5151/jopdesign2021-28
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Como citar:
Oliveira, Ana Célia Carneiro; Mourão , Nadja Maria; "Brinquedos, memória e o design afetivo: possibilidades para o atual cotidiano", p. 237-246 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/jopdesign2021-28
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