Setembro 2015 vol. 1 num. 1 - 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014
Artigo Completo - Open Access.
A natureza-morta: uma reflexão poética e fotográfica
Menegazzo, Maria Adélia ;
Artigo Completo:
Nascida como um gênero da pintura holandesa do século XVI, a natureza-morta atendia tanto a um gosto meramente decorativo, quanto à necessidade de reflexões profundas sobre a efemeridade da presença humana no mundo. Enquanto vanitas, tinha como função lembrar que os prazeres e as aparências são passageiras; enquanto memento mori, induzia à reflexão sobre a vida e a morte, atingindo, em ambas, as formas e o caráter alegórico. Desde os primórdios da fotografia, o modelo é a pintura, e o tema da natureza-morta aparece tanto em clássicos como Talbot e Bayard, quanto nos modernos Rodtchenko e Cartier-Bresson. Nosso trabalho pretende investigar as configurações que o tema encontra na poesia contemporânea de Ana Martins Marques, bem como em fotografias de Robert Frank e Francesca Woodmann e em vídeos de Sam Taylor Wood, enfatizando seu caráter indicial, alegórico e narrativo.
Artigo Completo:
Palavras-chave: fotografia, poesia, vídeo, natureza-morta, alegoria, narrativa,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-012
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Como citar:
Menegazzo, Maria Adélia; "A natureza-morta: uma reflexão poética e fotográfica", p. 147-162 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2447-3332,
DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-012
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