Abril 2017 vol. 2 num. 2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas
Artigo Completo - Open Access.
A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS
TAVARES, Paulo Ott ; LOPES-PERNA, Cristina Becker ;
Artigo Completo:
O presente trabalho busca investigar em que medida os pressupostos da Teoria da Complexidade são discutidos durante a formação de futuros professores de línguas adicionais. A abordagem de fenômenos linguísticos a partir da perspectiva da complexidade foi introduzida na Linguística Aplicada por Larsen-Freeman (1997, 2002, 2008). No Brasil, Paiva (2006), Paiva e Borges (2011), Franco (2013), entre outros, têm estudado o ensino de línguas pelo viés da complexidade, e parece haver um número crescente de pesquisadores brasileiros que adotam tal perspectiva, resultando em trabalhos de mestrado e doutorado nesse campo. Uma questão que se coloca a partir da presença desse paradigma emergente na pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil, é se essa produção está chegando na graduação, mais especificamente nos cursos de Letras, que formam professores de língua materna e adicional. Para discutir essa questão, o trabalho proposto faz uma revisão teórica das possibilidades de aplicação da complexidade no ensino de línguas adicionais, salientando conceitos próprios dessa abordagem que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Em seguida é apresentada a metodologia da pesquisa realizada, a saber, questionários online respondidos por alunos de cursos de Letras em duas instituições de ensino superior em Porto Alegre/RS, que estão estudando para se tornarem professores de línguas adicionais. O questionário aplicado tem o objetivo de investigar o que os alunos sabem sobre o ensino de línguas adicionais através de uma abordagem complexa, e, em alguns casos, em qual momento de sua formação acadêmica eles foram apresentados a essa perspectiva. Resultados apontam que as contribuições da Teoria da Complexidade para a Linguística Aplicada ainda não são de conhecimento de grande parte dos alunos, o que mostra que ainda há um caminho a ser percorrido no sentido de popularizar a produção que já existe nos programas de pós-graduação no Brasil.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Ensino de língua adicional; formação de professores; teoria da complexidade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-053
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Como citar:
TAVARES, Paulo Ott; LOPES-PERNA, Cristina Becker; "A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS", p. 677-687 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-053
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