Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagens de design para uma educação orientada ao século XXI: um estudo do projeto Chama Violeta

Design approaches for the 21st century-oriented education: a case study of the project Chama Violeta

BARBOSA, Carolina Tomaz ; COMPARIN, Jaqueline Freitas ; FREIRE, Karine de Mello ;

Artigo:

Muito se discute acerca de uma educação inovadora orientada ao século XXI. Acreditamos que a intersecção entre design e educação possa ser um caminho potente para o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças, para sua formação como cidadãos criativos, autônomos, colaborativos e com senso crítico. Diante disso, apresentamos a aplicação prática de uma metodologia de design, o Design for Chance (DFC), em um projeto de educação sexual realizado em uma escola localizada na cidade de Porto Alegre/RS. Realizamos a coleta de dados secundários e uma entrevista com a educadora responsável pelo projeto, buscando compreender as oportunidades que o DFC oferece às crianças para que elas desenvolvam habilidades relacionadas às competências desejáveis para uma educação direcionada ao século XXI. Assim, o objetivo deste estudo é identificar, por meio de um estudo de caso, as potencialidades do design enquanto abordagem voltada à educação deste século.

Artigo:

Much is discussed among the society about an innovative education 21st century oriented. We believe that the intersection between design and education can be a powerful path for the development of essential skills in children, for their formation as creative, autonomous, collaborative, and critical citizens. Therefore, we present the practical application of a design methodology - Design for Chance or Change? (DFC) - in a sexual education project carried out in a school located at Porto Alegre (RS) city. We carried out a secondary data gathering and an interview with the educator responsible for the project, seeking to understand the opportunities that the DFC offers to children so that they develop skills related to desirable competencies for a 21st century education. The objective of this study is to identify, through a case study, the potential of design as an approach aimed at education in this century.

Palavras-chave: Design; Educação; Competências do Século XXI,

Palavras-chave: Design; Education; 21st Century Skills,

DOI: 10.5151/ped2022-5537932

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, Tim. Design Thinking. Harvard Business Review. June 2008. Disponível em: https://readings.design/PDF/Tim%20Brown,%20Design%20Thinking.pdf . Acesso: 20 fev 2022.
  • [2] CRIATIVOS DA ESCOLA. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/ . Acesso: 20 fev 202
  • [3] DPE - RS – Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Relatório Anual (2021) Acesso em: 30.02022 – Disponível em: https://www.defensoria.rs.def.br/relatorio-anual
  • [4] DESIGN FOR CHANGE. Disponível em: https://www.dfcworld.org . Acesso: 20 fev 2022.
  • [5] FREIRE, Karine Mello; DEL GAUDIO, Chiara; FRANZATO, Carlo. Estratégias de inovação social dirigida pelo design praticadas nos ecossistemas criativos. Systems & Design SD2016. Revista Online de La Red Internacional de Investigación en Diseño, vol. 2, no. 2, 2016.
  • [6] MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro, 2008.
  • [7] MARTINS FILHO, Vilson; GERGES, Nina; FIALHO, Francisco. Design thinking, cognição e educação no século XXI. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 579-596, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso em: 20 fev 2022.
  • [8] RODRIGUES, Zuleide Blanco. Educação: Um estudo com base no relatório da UNESCO sobre os quatro pilares do conhecimento. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 01, Vol. 04, pp. 53-60. janeiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/quatro-pilares,
  • [9] SOUZA, Francivane Pinho De et al. Design thinking na educação: uma proposta para enriquecer a metodologia de ensino. Anais V CONEDU.Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03/04/2022 16:30
  • [10] UNESCO. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 20
Como citar:

BARBOSA, Carolina Tomaz; COMPARIN, Jaqueline Freitas; FREIRE, Karine de Mello; "Abordagens de design para uma educação orientada ao século XXI: um estudo do projeto Chama Violeta", p. 2963-2982 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5537932

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações