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Acessibilidade no Pátio Escolar: Reflexões com base no estudo de duas escolas municipais da cidade de Juiz de Fora - MG

PAIVA, Sayhane ; Construído, Mestre em Ambiente ; FREITAS, S. F ;

Artigo:

A educação é um direito garantido a todos, mas para que ela aconteça de maneira efetiva, deve-se valorizar as diferenças dos agentes envolvidos no ambiente escolar. O tema acessibilidade no espaço escolar é uma preocupação recorrente dos pesquisadores da área. A acessibilidade no ambiente escolar contribui para a valorização da diversidade dentro das escolas, e, também, para a garantia de direitos. Apesar da crescente preocupação com os espaços livres das escolas, como o pátio escolar, ainda existem poucas pesquisas que enfatizam esses espaços. Diante desse cenário, a presente pesquisa, buscou reflexões acerca da acessibilidade nas áreas externas das escolas, a partir de uma revisão de literatura, e um checklist realizado através de uma planilha que foi desenvolvida pela Secretaria de Educação Especial - MEC especificamente para levantar dados a respeito da acessibilidade nos espaços escolares. Com os resultados encontrados, foi possível refletir e propor melhorias pontuais nas escolas analisadas.

Artigo:

The education is everyone’s right, but to take effect, the differences between the agents involved in the school environment must be valued. Talking about accessibility in the schoolyard is a recurring theme among researchers. Accessibility in the school environment contributes to the appreciation of diversity inside schools, and also to the guarantee of rights. Therefore, the present research sought analysis about accessibility in the external areas of schools, from a literature survey, and a checklist carried out through a spreadsheet that was developed by the Special Education Department - MEC specifically to collect data regarding accessibility in school spaces. With results, it was possible to analyze and point out specific improvements in the evaluated schools.

Palavras-chave: Acessibilidade; Pátio escolar; Ambiente Construído.,

Palavras-chave: Accessibility; School Yard; Built Environment.,

DOI: 10.5151/ped2022-9963766

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Como citar:

PAIVA, Sayhane; Construído, Mestre em Ambiente; FREITAS, S. F; "Acessibilidade no Pátio Escolar: Reflexões com base no estudo de duas escolas municipais da cidade de Juiz de Fora - MG", p. 2983-2996 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9963766

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