Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Relatos das conversações - Open Access.
Afetar e se-deixar-afetar: design e práticas educativas
Afetar e se-deixar-afetar: design e práticas educativas
MARTINS, Bianca ; NECYK, Barbara ; CARVALHO, Ricardo ;
Relatos das conversações:
Os integrantes do Laboratório de Design e Educação ESDI/UERJ - DesEduca Lab propuseram à comunidade de design, educadores e simpatizantes o debate sobre as afetividades envolvidas em práticas educativas. A proposta consistiu em ampliar e diversificar, a partir de interlocutores de diferentes territórios, os debates acerca de como as questões socioafetivas estão implicadas nas práticas do design de experiências educativas e, por outro viés, como essas dimensões impactam as relações de ensino-aprendizagem do design. O objetivo consistiu em identificar subtemas desdobrados deste contexto, encontrando também sinergias entre os participantes da atividade. Propusemos um debate a partir de uma dinâmica prática: construir mapeamentos/representações gráficas evidenciando conceitos, métodos, práticas e possibilidades de ação. Desde a concepção da atividade, imaginamos que esse seria o primeiro de outros possíveis encontros para abordar o tema. Temos como objetivo a médio prazo alcançar uma provável sistematização de encontros oportunos entre os participantes da atividade que tenham esse interesse.
Relatos das conversações:
Os integrantes do Laboratório de Design e Educação ESDI/UERJ - DesEduca Lab propuseram à comunidade de design, educadores e simpatizantes o debate sobre as afetividades envolvidas em práticas educativas. A proposta consistiu em ampliar e diversificar, a partir de interlocutores de diferentes territórios, os debates acerca de como as questões socioafetivas estão implicadas nas práticas do design de experiências educativas e, por outro viés, como essas dimensões impactam as relações de ensino-aprendizagem do design. O objetivo consistiu em identificar subtemas desdobrados deste contexto, encontrando também sinergias entre os participantes da atividade. Propusemos um debate a partir de uma dinâmica prática: construir mapeamentos/representações gráficas evidenciando conceitos, métodos, práticas e possibilidades de ação. Desde a concepção da atividade, imaginamos que esse seria o primeiro de outros possíveis encontros para abordar o tema. Temos como objetivo a médio prazo alcançar uma provável sistematização de encontros oportunos entre os participantes da atividade que tenham esse interesse.
Palavras-chave: Design; Educação; Afetividade,
Palavras-chave: Design; Educação; Afetividade,
DOI: 10.5151/ped2022-c01
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
MARTINS, Bianca; NECYK, Barbara; CARVALHO, Ricardo; "Afetar e se-deixar-afetar: design e práticas educativas", p. 8330-8340 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-c01
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações