Setembro 2016 vol. 3 num. 1 - XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo - Open Access.
Análise de viabilidade de motores pneumáticos em veículos
Viability analysys of pneumatic engines in vehicles
MORAES, Johnny Martinez de ; MARTINS, Cristiane Aparecida ; GOMES, Susane Ribeiro ;
Artigo:
O uso de tecnologias de energias renováveis está se tornando competitivo economicamente em várias áreas da engenharia, entretanto há ainda um longo caminho pela frente em veículos automotivos. Sabe-se que a implantação de energia renovável e eficiência energética estão resultando em significante segurança energética, mitigação das mudanças climáticas e benefícios econômicos. Esta pesquisa foca no uso de motores pneumáticos para mover veículos automotivos. Primeiramente, são avaliadas as viabilidades ambiental, econômica e prática. Depois, autonomia, densidade energética e análise energética do ar comprimido são comparadas aos valores de fontes de energia usuais, como gasolina e etanol. Finalmente, os aspectos práticos da tecnologia são investigados, como os métodos de compressão do ar em altas e baixas taxas de compressão. Em resumo, o uso de ar comprimido é mais simples, barato e menos poluidor do que outros combustíveis. Esta pesquisa pretende ir além e mostrar os aspectos econômicos e práticos dessa tecnologia.
Artigo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP38
Referências bibliográficas
- [1] MDI. Comparative analysis. Disponível em: http://www.mdi.lu/english/charge.php?nomfichier=Comparative-analysis.pdf. Acesso em: 21/02/2015.
- [2] BOSSEL, Ulf. Thermodynamic analysis of compressed air vehicle propulsion. Journal of KONES Internal Combustion Engines 2005, Revised Version, Oberrohrdorf / Switzerland, vol. 12, pag. 51-62, 02/04/2009.
Como citar:
MORAES, Johnny Martinez de; MARTINS, Cristiane Aparecida; GOMES, Susane Ribeiro; "Análise de viabilidade de motores pneumáticos em veículos", p. 279-289 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP38
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações