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Animação educativa e inclusiva: processo de tradução em Libras e Audiodescrição no projeto Te Vejo na Escola

Educational and inclusive animation: translation process into Libras and Audiodescription of the Te Vejo na Escola project

CARR, Joyce ; Doutoranda, ; MIGUEL, Luis dos Santos ; Mestrando, ; CARRARA, Cássia ; HENRIQUES, Fernanda ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma abordagem inclusiva dos vídeos do Projeto Te Vejo na Escola, onde a linguagem da animação é utilizada como recurso didático para crianças, visando facilitar a carga cognitiva da aprendizagem. No trabalho, foram desenvolvidas duas propostas de acessibilidade: a tradução em Libras e a audiodescrição. Para isso, tomamos como base teorias do design inclusivo para pessoas com deficiência visual ou surdas, visando à acessibilidade dos produtos audiovisuais produzidos pelo projeto. Descrevemos no artigo as etapas metodológicas para execução da pré-produção, produção e pós-produção do objeto de estudo.

Artigo:

This article presents an inclusive approach to the videos of Projeto Te Vejo na Escola, where the language of animation is used as a didactic resource for children, aiming to facilitate the cognitive load of learning. In the work, two accessibility proposals were developed: translation into Libras and audio description. For this, we take as a basis theories of inclusive design for people with visual impairments or Deaf, aiming at the accessibility of audiovisual products produced by the project. We describe in the article the methodological steps for pre-production, production and post-production execution of the object of study.

Palavras-chave: animação, design inclusivo, acessibilidade audiovisual, extensão universitária,

Palavras-chave: animation; inclusive design; audiovisual accessibility.,

DOI: 10.5151/ped2022-6991874

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Como citar:

CARR, Joyce; Doutoranda, ; MIGUEL, Luis dos Santos; Mestrando, ; CARRARA, Cássia; HENRIQUES, Fernanda; "Animação educativa e inclusiva: processo de tradução em Libras e Audiodescrição no projeto Te Vejo na Escola", p. 3013-3027 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6991874

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