Outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design
Artigo Completo - Open Access.
Apresentação: educação e design, um (des)encontro possível?
Beccari, Marcos ;
Artigo Completo:
Este ensaio apresenta a proposta do 1º SED – Seminários sobre Ensino em Design. Uma vez explicado o contexto do evento, algumas questões são elencadas no intuito de indicar a amplitude da discussão acerca da prática docente em design. Para além de procedimentos formais como currículo e planos de ensino, importa-nos problematizar os motivos e as finalidades do ensino em design, o que implica refletir sobre tensões e conexões entre concepções distintas de formação.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Ensino em Design, Educação, Prática Docente,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-sed2016-001
Referências bibliográficas
- [1] AQUINO, J. G. Docência, poder e liberdade: dos processos de governamentalização à potência de existir nas escolas. Tese de Livre-Docência em Filosofia da Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2009.
- [2] ARAÚJO, E. F. Implementação e Reforma do Design no Brasil. Galáxia, n. 7, p. 175-180, abr. 2004.
- [3] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- [4] COUTO, R. M. S. Escritos sobre Ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2008.
- [5] CUNHA, M. I. da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Revista Educação, ano XXVII, v. 3, n. 54, p. 525-536, set./dez. 2004
- [6] FERREIRA-SANTOS, M.; ALMEIDA, R. de. Antropolíticas da Educação. São Paulo: Képos, 2011.
- [7] FREITAG, B. Escola, Estado & Sociedade. São Paulo: Editora Moraes, 1986.
- [8] ROMANELLI, O. O. História da Educação Brasileira (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 198
- [9] SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, 1991.
- [10] TERRA, R. Não se pode aprender filosofia, pode-se apenas aprender a filosofar. Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da USP, n. 40, p. 9-43, 20
Como citar:
Beccari, Marcos; "Apresentação: educação e design, um (des)encontro possível?", p. 1-6 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-sed2016-001
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações