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Arquitetura e autismo: orientações para espaços terapêuticos

Architecture and autism: guidelines for therapeutic spaces

Alochio, Geovana dos Santos ; Queiroz, Virginia Magliano ;

Artigo completo:

O grande aumento da população autista desperta o interesse de inúmeros pesquisadores da área da saúde, e um grande número de pesquisas foi e está sendo desenvolvido para compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas as crianças autistas lidam, diariamente, com inúmeros desafios que poderiam ser evitados ou, ao menos, amenizados, por meio da arquitetura. O presente artigo investiga as características necessárias a um ambiente construído para que este possa auxiliar no desenvolvimento do indivíduo do espectro, contribuindo para seu crescimento pessoal e relacionamento com outras pessoas. Este estudo faz parte de um trabalho de graduação que surgiu como uma resposta à necessidade de projetar adequadamente um ambiente que proporcione melhores condições para o atendimento e suporte à população com TEA. Através da realização de uma revisão de literatura, consultando periódicos, artigos, teses, dissertações, livros e websites, buscou-se compreender a realidade desse grupo de pessoas e suas interações com o ambiente. Uniu-se à revisão a experiência prática de uma das autoras do artigo, mãe de uma criança de dez anos com TEA, gerando-se diretrizes projetuais para ambientes terapêuticos que possam proporcionar melhores resultados no tratamento e desenvolvimento das pessoas com TEA. Conclui-se que a arquitetura pode ser mais humana, transitando na tênue linha entre o ser humano como indivíduo e sua capacidade de viver em sociedade.

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The great increase of autistic population turn on the interest of numbers of health researchers, and a large number of researches have been and are being developed to understand Autistic Spectrum Disorder (ASD). But autistic children deal, on a daily basis, with countless challenges that can be avoided or, at least, mitigated, through architecture. This article investigates the characteristics applicable in a environment built so that it can assist in the development of the individual on the spectrum, contributing to their personal growth and relationship with other people. This study is part of a graduate work that emerged as a response to the need to design, an environment that offers better conditions for the care and support to the population with ASD. Through a literature review, consulting journals, articles, theses, dissertations, books and websites, try to understand the reality of this group of people and their interactions with the environment. It joined the review of a practical experience of article authors, mother of a ten-year-old child with ASD, generating design guidelines for therapeutic environments that allow better results in the treatment and development of people with ASD. Conclude that architecture can be more human, moving on the line between the human being as an individual and his ability to live in society.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; TEA; diretrizes projetuais; elementos sensoriais; inclusão,

Palavras-chave: Autism Spectrum Disorder; ASD; design guidelines; sensorial elements; inclusion,

DOI: 10.5151/eneac2020-77

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Alochio, Geovana dos Santos; Queiroz, Virginia Magliano; "Arquitetura e autismo: orientações para espaços terapêuticos", p. 925-937 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-77

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