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Arquitetura em processo: Matrizes conceituais entre a arte e a arquitetura na obra da Zaha Hadid

Lima, Adriana Ricciardi Rodrigues ; Perrone, Rafael Antonio Cunha ;

Resumo:

A tese de doutorado direto tem como objeto de estudo o desenvolvimento e processo de projeto a partir da obra da arquiteta Zaha Hadid. O objeto de conhecimento é composto pelo desenvolvimento de superfícies arquitetônicas e relações com as artes contemporâneas e explicitação das novas possibilidades e capacidades dos sistemas representacionais, operacionais e/ou generativos utilizados no processo de produção de projetos de arquitetura. A pesquisa é composta por várias camadas de estudo como método de abordagem pelo qual o objeto de estudo tornará explicito o objeto de conhecimento que se propõe elucidar na tese. As hipóteses que permeiam a tese são decorrentes da leitura da produção arquitetônica da Zaha Hadid caracterizada como formulação de uma arquitetura experimental. A hipótese que se coloca é a seguinte: na contemporaneidade a formulação de arquiteturas experimentais se baseia em vários fatores que vão além da inovação formal, os quais consideram a arquitetura como uma sequência de desenvolvimentos conceituais e projetuais que se iniciam na reformulação ou criação de um sistema de projeção próprio – representacional, operativo e/ou generativo – característico da experimentação.

Resumo:

Palavras-chave: Zaha Hadid; Arquitetura experimental; Sistemas projetivos; Processos de projeto,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-044_18

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lima, Adriana Ricciardi Rodrigues; Perrone, Rafael Antonio Cunha; "Arquitetura em processo: Matrizes conceituais entre a arte e a arquitetura na obra da Zaha Hadid", p. 44 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-044_18

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