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As identidades visuais da VARIG- Viação Aérea Riograndense

The Visual Identities of VARIG ̶ Viação Aérea Riograndense

SCHERER, Fabiano de Vargas ;

Artigo:

Este artigo resgata as identidades visuais da VARIG – Viação Aérea Riograndense, pioneira companhia aérea brasileira, cujos aviões voaram pelos céus do Brasil e do mundo de 1927 a 2006. Foram encontradas quatro identidades singulares – Biguá, Ícaro, Rosa dos Ventos e Rosa dos Ventos reestilizada, que representam distintas fases da empresa. É dada ênfase a identidade Rosa dos Ventos e ao trabalho do seu criador, Nelson Jungbluth, uma vez que foi a mais duradoura e ajudou a divulgar a imagem de grandiosidade e competência da empresa. Por meio de estudos, levantamentos e relatos, pode-se observar diferenças, no projeto e implementação, das identidades levando em consideração a construção gradual de uma identidade versus a entrega de um projeto pronto e completo, e o uso elementos da identidade anterior versus uma mudança radical. Tais identidades, pela importância e presença no imaginário (afetivo), merecem fazer parte da memória e história do design brasileiro.

Artigo:

This paper seeks to rescue the visual identities of VARIG – Viação Aérea Riograndense, a pioneering Brazilian airline, whose planes flew through the skies of Brazil and the world from 1927 to 2006. Four unique identities were found – Biguá, Ícaro, Rosa dos Ventos and Rosa dos Ventos restyled, which represent different phases of the company. Emphasis is given to the Rosa dos Ventos identity and to the work of its creator, art director and painter Nelson Jungbluth, since it was the most enduring and helped to spread the company's image of majesty and competence. Through studies, surveys and reports, differences can be observed in the design and implementation of identities taking into account (i) the gradual construction of an identity x the delivery of a ready and complete project, and the use of elements of the previous identity x radical change. These identities, because of their importance and presence in the (affective) imagination, deserve to be part of the memory and history of Brazilian design.

Palavras-chave: Identidade Visual, VARIG; Rosa dos Ventos; Nelson Jungbluth.,

Palavras-chave: Visual Identity, VARIG; Wind rose; Nelson Jungbluth.,

DOI: 10.5151/ped2022-9238611

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Como citar:

SCHERER, Fabiano de Vargas; "As identidades visuais da VARIG- Viação Aérea Riograndense", p. 432-454 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9238611

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