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Atuação em Design Gráfico na Comunicação das Universidades Federais Brasileiras da Região Sudeste

Performance in Graphic Design in Communication at Brazilian Federal Universities in the Southeast Region

ARAKAKI, Marina G. ; PINHEIRO, Olympio ; ANDRADE NETO, Mariano L. de ;

Artigo:

O profissional de Design gráfico frequentemente faz parte da equipe de comunicação em universidades públicas, no entanto, sua atuação nas universidades é muito variada e pouco pesquisada. Dessa forma, coloca-se a questão: como atuam os profissionais de design gráfico na comunicação das universidades públicas do Brasil? Neste estudo, recorte de uma tese abrangendo todas as Universidades Federais brasileiras, propõe-se uma reflexão sobre a atuação do profissional de design gráfico, com ou sem formação em design, na comunicação das universidades públicas. Neste estudo especificamente, mostra-se os resultados das universidades federais públicas da região sudeste. O estudo foi organizado em cinco etapas: levantamento teórico, pesquisa documental, pesquisa de campo, análise e discussão dos resultados. Os resultados obtidos possibilitaram verificar que a contribuição do profissional está voltada principalmente a projetos pontuais e “estéticos”, com poucos deles atuando em conjunto no planejamento das estratégias de comunicação das respectivas instituições.

Artigo:

The graphic design professional is often part of the communication team in public universities, however, their performance in universities is very varied and little researched. Thus, the question arises: how do graphic design professionals work in the communication of public universities in Brazil? In this study, an excerpt from a thesis covering all Brazilian Federal Universities, we propose a reflection on the role of graphic design professionals, with or without training in design, in the communication of public universities. In this study specifically, the results of public federal universities in the Southeast region are shown. The study was organized in five stages: theoretical survey, documental research, field research, analysis, and discussion of the results. The results obtained made it possible to verify that the professional's contribution is mainly focused on specific and "aesthetic" projects, with few of them working together in the planning of communication strategies of the respective institutions.

Palavras-chave: designer gráfico; comunicação; universidades públicas brasileiras.,

Palavras-chave: graphic designer; communication; Brazilian public universities.,

DOI: 10.5151/ped2022-5229910

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Como citar:

ARAKAKI, Marina G.; PINHEIRO, Olympio; ANDRADE NETO, Mariano L. de; "Atuação em Design Gráfico na Comunicação das Universidades Federais Brasileiras da Região Sudeste", p. 70-94 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5229910

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