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Autenticidade no mobiliário moderno brasileiro do século XX

Machado, Fernanda Tozzo ; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos ;

Resumo:

O presente projeto de pesquisa visa compreender, a partir de um estudo qualitativo, qual é a pertinência da atribuição do conceito de autenticidade ao design de mobiliário moderno brasileiro do século XX, sob o ponto de vista da filosofia da arte, da sociologia, do consumo e dos consumidores, quanto aos aspectos da relativização da autenticidade, de acordo com as intenções e os contextos, trazendo à luz os principais conceitos envolvidos, tais como, os da existência única, da reprodutibilidade, da falsificação, da recepção e da percepção, compreendendo o universo do colecionismo e suas configurações. Em seguida, o termo autenticidade será o foco do levantamento sistemático feito a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade, segundo perspectivas de comerciantes de galerias de arte e de colecionadores e, ainda, de pesquisadores em design, além das observações complementares da própria pesquisadora. Considerando como indagação exploratória questionar como a pesquisa em design pode colaborar para o reconhecimento da autenticidade no design de mobiliário moderno brasileiro do século XX, as informações coletadas na revisão bibliográfica e nas entrevistas serão confrontadas e analisadas, buscando, como resultado, reconhecer como são estabelecidos os critérios de certificação de autenticidade; as diferenciações entre as reedições e as contrafações; o que caracteriza as mobílias icônicas; e, sobretudo, como é a percepção desses artefatos nas coleções.

Resumo:

Palavras-chave: Design de mobiliário; Móvel moderno brasileiro; Autenticidade; Mercado de arte; Colecionismo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-031_24

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Machado, Fernanda Tozzo; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Autenticidade no mobiliário moderno brasileiro do século XX", p. 31 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-031_24

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