Outubro 2016 vol. 2 num. 10 - Seminários sobre Ensino em Design

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Avaliação de ensino-aprendizagem: um relato de experiência da prova oral na disciplina de Produção Gráfica

Calomeno, Carolina ;

Artigo Completo:

Esteartigo relata a experiência da ProvaOral como estratégia de avaliação de ensino-aprendizagem da disciplina de ProduçãoGráfica, estratégia esta que pode auxiliar para qualificar, analisar eexaminar o desenvolvimento tanto do aluno, como do professor. O artigo apresenta um referencial teóriconos eixos temáticos de avaliação e suas estratégias, aprofundado na estratégiade Prova Oral, apresenta brevemente a organização da disciplina, focalizada emexplorar práticas mais reflexivas e colaborativas do processo de ensino-aprendizagem,e ainda expõe em detalhes da estratégia da Prova Oral experienciada nadisciplina. Ao final, apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa arespeito da Prova Oral com os alunos da turma.

Artigo Completo:

Palavras-chave: avaliação de ensino-aprendizagem, prova oral, colaboração,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sed2016-004

Referências bibliográficas
  • [1] BORBA, A. M.; FERRI, C.; HOSTINS, R. C. L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente. Contrapontos (UNIVALI), v. 7, p. 43-54, 2007.
  • [2] FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
  • [3] DEDESIGN - Site. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.
  • [4] GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Atlas, 199
  • [5] MARQUES, H. R. Metodologia do ensino superior. Campo Grande : UCDB, 1999.
  • [6] STRAY, C. The shift from oral to written examination: Cambridge and Oxford 1700–1900. Assessment in Education: Principles, Policy and Practices, v. 8, n. 1, 2001.
  • [7] JOUGHIN, G. A Short Guide to Oral Assessment. Leeds: Leeds Metropolitan University/The University of Wollongong, 2010. Disponível em: < http://www.leedsbeckett.ac.uk/publications/files/100317_36668_ShortGuideOralAssess1_WEB.pdf>. Acesso em:10 set. 2016.
  • [8] VYGOTSKY, L S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. ZANON, D. P.; ALTHAUS, M. M. Instrumentos de avaliação na prática pedagógica universitária. Publicação independente (texto apresentado na Semana Pedagógica promovida pela PROGRAD da UEPG em fevereiro de 2008). Ponta Grossa, 200 Disponível em: < http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/InstrumentosdeAvaliacao.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.
Como citar:

Calomeno, Carolina; "Avaliação de ensino-aprendizagem: um relato de experiência da prova oral na disciplina de Produção Gráfica", p. 24-33 . In: Beccari, Marcos N.; Machado, Carolina Calomeno (Eds.). Seminários sobre Ensino de Design [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.10]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sed2016-004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações