Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Bases teóricas para um método de design orientado à exportação

Theoretical Basis for an Export-Oriented Design Method

BRUM, Ana ; Mestre, ; FERRO, Glaucia ; HEEMANN, Adriano ;

Artigo:

Este artigo introduz a necessidade de se olhar para o design com foco nos desafios relativos à exportação de produtos e serviços. Para tanto, apresenta uma revisão bibliográfica assistemática de conceitos e teorias que podem embasar um método específico de design para exportação. Desta forma foram investigadas as produções mais relevantes sobre os temas: métodos de design, inovação e design thinking, políticas públicas de design e design de negócios e exportação. Com base nessas averiguações foram feitas algumas reflexões indicando possibilidades de uso desses conceitos para a estruturação de um método de design para exportação. Como resultado é possível inferir que se um método de design para exportação for embasado em tais premissas teóricas, poderá lograr êxito. Este êxito poderá ser percebido por meio de produtos de inovação radical ou ainda de adequação às demandas sustentáveis e respondendo a desafios complexos.

Artigo:

This article introduces the need to look at design with a focus on challenges related to the export of products and services. Therefore, it presents an unsystematic literature review of concepts and theories that can support a specific design method for export. In this way, the most relevant productions on the themes were investigated: design methods, innovation and design thinking, public design policies and business and export design. Based on these investigations, some reflections were made indicating possibilities of using these concepts for the structuring of a design method for export. As a result, it is possible to infer that if a design method for export is based on such theoretical assumptions, it will be successful. This success can be seen through radical innovation products or even adapting to sustainable demands and responding to complex challenges.

Palavras-chave: Design; Exportação; Método.,

Palavras-chave: Design; Exportation; Method.,

DOI: 10.5151/ped2022-4167244

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER.M. – Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Editora Blucher, SP. 1998
  • [2] BEZERRA.C. – O designer humilde – lógica e ética para inovação - Editora Rosari. SP. 2011
  • [3] BURDEK. B. E – História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo. Blücher, 2006
  • [4] BROWN.T. – Design Thinking -uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Ed. Alta Books. RJ. 2020
  • [5] BRUNNER.R.; EMERY.S.; HALL.R. – Gestão estratégica do design. Macron Books. SP. 2010
  • [6] BUCHANAN.R Wicked Problems in Design Thinking - Design Issues. Vol.III. n2. The MIT press.US.1992
  • [7] CNI – Confederação Nacional da Indústria - https://www.portaldaindustria.com.br/cni/. Acesso em 20.02.2022
  • [8] DEWEY.J. The Quest for Certainty: a Study of the relation of knowledge and action. Capricorn Books. NY. EUA. 1960
  • [9] DRESCH.A.; LACERDA.P.D.; ANTUNES JÚNIOR.J.A.V. – Design Science Research. Ed. Bookman. SP. 2015
  • [10] DROSTE. M - The Bauhaus: 1919-1933: Reform and Avant-Garde – Colônia. Alemanha. Tashen. 2006
  • [11] FASTE.A. R. An Improved Model for Understanding Creativity and Convention. Design Division, Mechanical Engineering Department. Stanford. CA. 1992
  • [12] FERRO. S.G – Design thinking como processo para estruturação de negócios – tese de doutorado. UFPR 2018 - https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/58045/R%20-%20T%20-%20GLAUCIA%20DE%20SALLES%20FERRO.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 20.02.2022
  • [13] FERRO. S. G – Design Thinking – Modelo Aplicável a Desafios Complexos e em Inovação – S.P – Pimenta Cultural – 2020
  • [14] FONSECA. F.O.K. - Modelo Orientativo a Avaliação e Elaboração de Promoção de Design no Brasil. Tese apresentada ao PPG Design UFPR em 2019. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/66097 pesquisa realizada em 7.10.2021
  • [15] FRASER. H. – Design para negócios na prática – Como gerar inovação e crescimento nas empresas aplicando o Business Design – Editora Campus. Elsevier. RJ. 2014
  • [16] HUGHES. B - Fibonacci's de Practica Geometrie – Springer. 2007
  • [17] ICSID - International Council Societies of Industrial Design - https://archiveshub.jisc.ac.uk/ - Acesso em 20.02.2022
  • [18] LIEDTKA.J; OGILVIE. T. Design Thinking. Um kit de Ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. HSM. 2014
  • [19] LOBACH.B – Design Industrial – Bases para configuração dos produtos industriais Ed. Blucher. SP. 2001
  • [20] MARTIN. R. – Design de negócios – porque o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Ed. Elsevier. SP. 2010
  • [21] MARTINS. F.F.R.; LINDEN.V. D.S.C.J. – Pelos caminhos do design – Metodologia de projeto – Editora Eduel. Londrina. PR. 2012
  • [22] MARTINS. F.F.R.; MERINO.D.A.E. – A gestão de Design como Estratégia Organizacional. Ed. EDUEL. Londrina. 2011
  • [23] MOOTEE.I. – Design Thinking for strategic innovation – what they can't teach you at business or design school – Wiley – New Jersey. EUA. 2013
  • [24] MORRIS. R. – Fundamentals of Product Design. Ava Book Production. Cingapura. 2009
  • [25] MOZOTA.B.; KLÖPSCH. C.; COSTA.C.F. – Gestão do Design para construir valor de marca e inovação corporativa. Ed. Bookman. Porto Alegre. 2011
  • [26] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000
  • [27] NUNES. M.J. – Design e desenvolvimento 40 anos depois – Ed. Blucher. SP. 2018
  • [28] OECD, Oslo Manual. Guidelines for Collection and interpreting innovation 3rd Editions. OECD Publications, 2005, Paris.
  • [29] OMC – Organização Mundial do Comércio - https://www.gov.br/agricultura/pt-br. Acesso em 20.02.2022
  • [30] PEÓN. L.M. – Sistemas de Identidade Visual – Editora 2AB – Teresópolis -RJ. 2009
  • [31] RITTELW, J. H.; WEBBER.M.M. Dilemmas in a General Theory of Planning. Working Papers
  • [32] from the Urban & Regional Development. - University of California - Berkeley. USA. 1973
  • [33] ROWE.P. Design thinking. Cambridge MA: MIT Press.1987
  • [34] SCHON.A.D. The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. Basic
  • [35] Books. NY. EUA. 1984
  • [36] SIMON. H. The Sciences of Artificial (1969). E book. 3a edição. MIT Press.1996 https://courses.washington.edu/thesisd/documents/Kun_Herbert%20Simon_Sciences_of_the_Artificial.pdf - Acesso em 20.02.2022
  • [37] STAMM.V.B. – Managing Innovation, Design & Creativity – Wiley. England. 2003
  • [38] STICKDORN.M.SCHNEIDER.J. – Isto é Design Thinking de Serviços – Fundamentos - Ferramentas e Casos. Ed. Bookman – RS. 2014
  • [39] VERGANTI. R. Design Driven Innovation. Mudando Regras da Competição: a inovação radical do significado de produtos. Editora Canal Certo. São Paulo. SP. 2012
  • [40] VIANNA.M.; VIANNA.Y.; ADLER.K.I.; LUCENA.B.; RUSSO.B. - Design Thinking Inovação em Negócios. Ed. MJV Press. RJ. 2011
Como citar:

BRUM, Ana; Mestre, ; FERRO, Glaucia; HEEMANN, Adriano; "Bases teóricas para um método de design orientado à exportação", p. 7884-7903 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4167244

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações