Outubro 2019 vol. 6 num. 2 - 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP
Resumo - Open Access.
Capas de discos de vinil do rock brasileiro dos anos 1980: contextualização histórico cultural e análise visual
Moretto, Paulo Eduardo ; Farias, Priscila Lena ;
Resumo:
No Brasil dos anos 1980, o chamado pop-rock tornou-se foco da cultura de massas, fazendo do disco de vinil um artefato emblemático dessa época. Este projeto parte da hipótese de que a mesma postura que caracterizava o rock brasileiro de então, com bandas experimentando diferentes sonoridades e misturando, a cada disco, influências de rock tradicional com música brasileira, punk rock, pós-punk, new wave e outros gêneros musicais, tenha caracterizado também o design das capas de disco, por meio da adoção de recursos como a colagem, a fragmentação, e o uso de diferentes referências visuais, postura característica do pós-modernismo. Como parte do estudo desta linguagem visual, apresenta-se uma seleção prévia de capas mais marcantes do rock brasileiro dos anos 1980, discutindo-se o processo e os critérios para considerálas capas representativas do período. Foram utilizados, para tanto, relatos históricos e teorias do design gráfico sobrelinguagem, bem como observações do pesquisador a partir do contato direto com as peças gráficas estudadas.
Resumo:
Palavras-chave: Linguagem visual; Design gráfico; Rock brasileiro anos 1980; Capas de disco,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/2spddesign-017_27
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Moretto, Paulo Eduardo; Farias, Priscila Lena; "Capas de discos de vinil do rock brasileiro dos anos 1980: contextualização histórico cultural e análise visual", p. 17 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/2spddesign-017_27
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações