Fevereiro 2016 vol. 2 num. 1 - VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões
Resumo - Open Access.
CLIO PARA PEQUENOS: algumas reflexões e considerações sobre o ensino de História no Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano) em Parnaíba-PI.
SOUZA, Fabiano Santos de ; MOURA, Gustavo Silva de ;
Resumo:
Este trabalho surgiu no decorrer da disciplina de Prática Pedagógica VII, no curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus Parnaíba, ocorrida no segundo semestre de 2013, onde foi pedida como avaliação parcial a elaboração de questionário para ser aplicado junto a professores do ensino fundamental menor da rede pública da cidade de Parnaíba-Piauí. Atuando assim nessa disciplina em um dos três níveis de ensino estabelecidos pelo Ministério da Educação, como parte do currículo do curso de Licenciatura Plena em História.
Resumo:
Palavras-chave: Ensino de História. Prática Docente. Realidade Escolar. Ensino Fundamental Menor.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0005
Referências bibliográficas
- [1] AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. In: Rev. Fac. Educ. vol.24 n.2 São Paulo July/Dec. 1998.
- [2] BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história. Secretaria de Educação Fundamental. B.rasília: MEC/SEF, 1998.
- [3] CABRINI, Conceição. O ensino de História: uma revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 2004.
- [4] DAVIES, Nicholas. ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA. In: II Encontro de Professores Pesquisadores na Área de Ensino de História. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1995.
- [5] SEFFNER, Fernando. COMPARAR A AULA DE HISTÓRIA COM ELA MESMA: VALORIZAR O QUE ACONTECE E RESISTIR À TENTAÇÃO DO JUÍZO EXTERIOR (OU UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA). In: História: Rio Grande, 2012. P. 121-134.
- [6] SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60, p. 13-33 – 2010.
- [7] SOUSA, Fabiano Santos de. CLIO ENTRE O SABER E A PRÁTICA: o ensino de História e as perspectivas atuais nas salas de aula. Parnaíba: Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 2014. (Monografia de História).
Como citar:
SOUZA, Fabiano Santos de; MOURA, Gustavo Silva de; "CLIO PARA PEQUENOS: algumas reflexões e considerações sobre o ensino de História no Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano) em Parnaíba-PI.", p. 36-42 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1]..
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0005
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações