-
Site do evento
Comissão organizadora
- Amanda Oliveira
- Ana Clara Guedes
- Camila Da Silva
- Carla Beatriz Campos
- Deisiane Sousa
- Fernando Filho
- Lillian Lino
- Mônica Oliveira
- Maria Clara Ferreira
- Pedro Camargo
- Raquel Conceição
- Sabrina Santos
- Teresa Cristina
- Thamires de Faria
- Victor Akira
Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.
Fevereiro 2016 vol. 2 num. 1
VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões
Conflitos Urbanos e Práticas Políticas
Resumo- Open Access
PDF - p.8-12
Resumo- Open Access
PDF - p.13-19
Resumo- Open Access
PDF - p.20-29
Resumo- Open Access
PDF - p.30-35
Educação e Ensino Básico
Resumo- Open Access
PDF - p.36-42
Resumo- Open Access
Progressão Continuada ou Promoção Automática: uma Contribuição ao Debate
PDF - p.43-48
Resumo- Open Access
PDF - p.49-54
Educação e Movimentos Populares
Resumo- Open Access
PDF - p.55-60
Resumo- Open Access
Educação e Luta Política: uma análise sobre a trajetória do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
PDF - p.61-66
Educação e Práticas de Exclusão
Resumo- Open Access
A posição do negro no interior do capitalismo
PDF - p.67-72
Resumo- Open Access
Representações sociais acerca da sexualidade de pessoas com síndrome de Down
PDF - p.73-78
Resumo- Open Access
PDF - p.79-83
Resumo- Open Access
PDF - p.84-90
Estado e Nacionalismo
Resumo- Open Access
PDF - p.91-100
Resumo- Open Access
Revivendo o Império Persa: nacionalismo, modernização e discurso histórico em Mohammad Reza Pahlavi
PDF - p.101-106
Resumo- Open Access
MARIA ROSA: FOME, FÉ E RESISTÊNCIA
PDF - p.107-112
Indivíduo e Formação
Resumo- Open Access
ESCOLAS DE FORMAÇÃO NAS ARTES DO CINEMA: UM ESTUDO SOBRE O POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA/SP
PDF - p.113-119
Resumo- Open Access
A ÉTICA FOUCAULTIANA COMO RESISTÊNCIA POLÍTICA
PDF - p.120-124
Resumo- Open Access
A memória de uma nova cidade presente nas telas do cinema. São Paulo: Sociologia, Cinema e Memória
PDF - p.125-134
Educação e Universidade
Resumo- Open Access
PDF - p.135-149
Resumo- Open Access
A atual função da Universidade: produzir desemprego em massa Categoria: artigo independente
PDF - p.150-152
Resumo- Open Access
O processo expansionista de educação sob o ideário de privatização
PDF - p.153-158
Resumo- Open Access
Análise do Programa REUNI na UNIFESP (2008 a 2012) por uma perspectiva institucional e estudantil.
PDF - p.159-165
VIII SECS: "Pátria Educadora? Diálogos entre as Ciências Sociais, Educação e o combate às opressões"
Apesar de anunciar o lema “Brasil, pátria educadora”, o ano de 2015 começou com um corte brutal nos recursos da Educação por parte do Governo Federal. Este corte vem para agravar um cenário de precarização que já se arrasta há muito, e que se expressa em inúmeros desdobramentos nocivos na sociedade brasileira. Só para citar um exemplo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) em 2014, o país tem cerca de 13 milhões de analfabetos, o que corresponde a 8,3% da população. A taxa de analfabetismo funcional chega a 17,8%. Isso coloca o país numa das mais altas posições do ranking mundial de analfabetismo segundo a UNESCO.
Enquanto isso, o Congresso Nacional busca pautar na sociedade saídas para os conflitos sociais crescentes dando continuidade a uma política de criminalização e repressão da juventude, isto é, da juventude negra e pobre, como é o caso da PEC 171/93, que estipula a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Como estão sendo preparados nossos professores que estarão em sala de aula com essa mesma juventude? Como melhor abordar pontos estratégicos como cotas raciais, ou mesmo o resgate histórico da cultura afro?
Como garantir que nossas instituições consigam lidar com as diferenças, também expressas cada vez mais na juventude, no que toca as questões de gênero, que muito transcendem as da sexualidade mas que, com frequência, se confundem? Como localizar e desmontar os argumentos machistas, misóginos e transfóbicos tão introjetados nos jovens desde tenra idade? Em suma, que tipo de formação docente pode estar preparada para os desafios que nos aguardam? De que forma podemos refletir acerca da violência desse sistema social a fim de agir sobre ele e superá‐lo? É possível pensar a Educação como um dos vetores de transformação social para além da lógica da opressão e da exploração capitalista?
A Semana de Ciências Sociais (SECS) no ano de 2015 tem como objetivo promover um espaço para os aportes sociológicos, antropológicos e políticos ao debate da Educação, da formação de nossos docentes, não apenas para o Ensino Fundamental e Médio mas também para o Ensino Superior. Optamos, tal qual indicado ao longo desta breve exposição, traçar um claro recorte neste debate no que diz respeito à questão das opressões.
-
Comissão Organizadora
Amanda Oliveira
Ana Clara Guedes
Camila Da Silva
Carla Beatriz Campos
Deisiane Sousa
Fernando Filho
Lillian Lino
Mônica Oliveira
Maria Clara Ferreira
Pedro Camargo
Raquel Conceição
Sabrina Santos
Teresa Cristina
Thamires de Faria
Victor Akira