Fevereiro 2016 vol. 2 num. 1 - VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões
Resumo - Open Access.
ESCOLAS DE FORMAÇÃO NAS ARTES DO CINEMA: UM ESTUDO SOBRE O POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA/SP
GOMES, Cleber Fernando ;
Resumo:
A pesquisa faz uma análise sobre a existência de duas escolas de formação nas artes do cinema, localizadas dentro do Polo Cinematográfico da cidade de Paulínia, no interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal foi levantar dados sobre as atividades dessas escolas, assim como, analisar posteriormente a relevância da formação em cursos e oficinas voltados para o campo do cinema brasileiro. O Polo Cinematográfico de Paulínia/SP, foi inaugurado no ano de 2008, idealizado pela Secretaria de Cultura do Município, sendo responsável, desde então, pela produção de diversos filmes brasileiros que, conseguiram atingir projeções nacionais e internacionais. Dessa forma, salientamos a importância de pesquisar, analisar e compreender as ações dessas duas escolas de artes em cinema, direcionadas para a formação de crianças, adolescentes e adultos, uma vez que esse fenômeno poderá contribuir para fortalecer o campo cultural cinematográfico no Brasil, e oferecer aos envolvidos, uma nova oportunidade de atuação profissional e de conhecimentos significativos que vão agregar novos valores para o desenvolvimento pessoal e educacional. A escola, Paulínia Magia do Cinema, subordinada à Secretaria de Cultura, tem como objetivo a formação e qualificação da mão de obra especializada no campo cultural cinematográfico brasileiro, formando profissionais em diversas áreas do cinema, desde a pré-produção, a produção e, pós-produção em audiovisual. E a escola, Paulínia Stop Motion, subordinada à Secretaria de Educação, tem como objetivos, estimular a nova geração para o conhecimento e a prática da arte direcionada a indústria cinematográfica, através de um projeto em parceria com a multinacional dinamarquesa LEGO. Nesse caso, podemos considerar com base em uma pesquisa de campo e bibliográfica que, as duas escolas, quando em pleno funcionamento, tem a capacidade de oferecer a sociedade, ações educativas essenciais para o desenvolvimento das habilidades e competências de futuros cidadãos conscientes e produtivos, seja em âmbito profissional ou social.
Resumo:
Palavras-chave: ,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/socsci-secunifesp2015-0017
Referências bibliográficas
- [1] CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Campinas-SP: Revista Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 605-624, jun. 2010 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000200016. Acessado em: 16 ago. 2015.
- [2] FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro-RJ: Ed. Paz e Terra, 981.
- [3] ____________. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro-RJ: Ed. Paz e Terra, 198
- [4] MIGLIORIN, Cesar. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. Brasília-DF: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, v.17, n.1, jan./abri.. 201 Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/1045/758. Acessado em: 07 abr. 2015.
- [5] NORONHA, Danielle de. Ensino de cinema: os caminhos para a relação entre a formação acadêmica e a prática: Professores, alunos e profissionais falam sobre a ormação em cinema e audiovisual. Rio de Janeiro-RJ: Associação Brasileira de
- [6] Cinematografia-abc, artigos on-line, 008.2013. Disponível em: http://www.abcine.org.br/artigos/?id=1200&/ensino-de-cinema-os-caminhos-para-arelacao-entre-a-formacao-academica-e-a-pratica. Acessado em: 05 ago. 2015.
- [7] RAMOS, Henrique de Almeida. Pensamento Computacional na Educação Básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Brasília-DF: Universidade de Brasília-UNB,
- [8] Monografia (Graduação), 2014. Disponível em: ttp://bdm.unb.br/bitstream/10483/7720/1/2014_HenriquedeAlmeidaRamos.pdf. Acessado em: 03 ago. 2015.
Como citar:
GOMES, Cleber Fernando; "ESCOLAS DE FORMAÇÃO NAS ARTES DO CINEMA: UM ESTUDO SOBRE O POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA/SP", p. 113-119 . In: Anais do VIII Semana de Ciências Sociais UNIFESP - Educação com o Recorte de Combate às Opressões [=Blucher Social Science Proceedings, v.2, n.1]..
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/socsci-secunifesp2015-0017
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações