Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Codesign e Cooperativismo de Plataforma

Codesign and Platform Cooperativism

MELLO, Ricardo ; PRADO, Gilbertto ;

Artigo:

O cooperativismo de plataforma, movimento criado por Trebor Scholz, como alternativa econômica ao crescimento do modelo exploratório das plataformas digitais capitalistas sugere elevar as cooperativas, modelo econômico criado no século XIX, a um novo patamar que explore as potencialidades da cultura digital, participativa e democrática. Para essa transformação digital é necessário superar os desafios existentes no modelo cooperativista e suas aplicações nesse novo ambiente. Foi identificado e sugerido que o caminho para o fomento, fortalecimento e governança dos arranjos produtivos coletivos baseados em plataforma no País, seria através do codesign de marcas coletivas, como forma de conectar, educar, engajar, suportar financeiramente e tecnicamente os empreendedores e manter a inovação social de forma contínua e sistemática.

Artigo:

Platform cooperativism, a movement created by Trebor Scholz, as an economic alternative to the growth of the exploratory model of capitalist digital platforms suggests raising cooperatives, an economic model created in the 19th century, to a new level that explores the potential of digital, participatory and democratic culture. For this digital transformation, it is necessary to overcome the existing challenges in the cooperative model and its applications in this new environment. It was identified and suggested that the way forward for the promotion, strengthening and governance of collective productive arrangements based on platforms in the country would be through the co-design of collective brands, as a way of connecting, educating, engaging, financially and technically supporting the entrepreneurs and maintaining the social innovation in a continuous and systematic way.

Palavras-chave: codesign; cooperativismo de plataforma; marcas coletivas.,

Palavras-chave: codesign; platform cooperativism; collective brands.,

DOI: 10.5151/ped2022-3797996

Referências bibliográficas
  • [1] AGÊNCIA de Notícias da Indústria. Marcas coletivas valorizam produtos, serviços e estimulam a competitividade. Portal da Indústria. 26 nov. 2019. Disponível em . Acesso em 11 out. 202
  • [2] AVRAM, Gabriela et al. Repositioning CoDesign in the age of platform capitalism: from sharing to caring. 2019 CoDesign International Journal of CoCreation in Design and the Arts, 15:3, 185-191 [S.l.]. Disponível em . Acesso em 21 jul. 2021.
  • [3] BARANAUSKAS, Maria; Martins, Maria; VALENTE, José (org.). Co-design de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 201
  • [4] BRITTON, Garth. Co-design and Social Innovation: Connections, Tensions and Opportunities. Routledge Studies in Social Enterprise & Social Innovation. Taylor and Francis. London, UK. Routledge, 2017, 176p.
  • [5] CARNEIRO, Levi. Branding na era digital: as oportunidades para as cooperativas. Coonecta. [S.l.]. 1 out 2021. Disponível em . Acesso em 17 out. 2021.
  • [6] CASTRO, Daniel; SENO, Danilo; POCHMANN, Marcio (org.). Capitalismo e a Covid-19: um debate urgente. São Paulo. 2020. Disponível em . Acesso em 25. jan. 2021.
  • [7] CHISHOLM, John et al. Can Policy be Participatory? The Application of Design Practice to Policy Development. Participatory Innovation Conference 2013, Lahti, Finlândia. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2021.
  • [8] CONATY, Pat; BOLLIER, David. Toward an Open Co-operativism: a new social economy based on open platforms, co-operative models ans the commons. 10 fev. 2015. Disponível em . Acesso em 24 ago. 2021.
  • [9] CONVERSA com Levi Carneiro pelo canal Co-democracia. IN: Youtube. 5 nov. 2021. Disponível em . Acesso em 27 dez. 2021.
  • [10] CURSO Cooperativas digitais na Economia Criativa pelo canal RS CRIATIVO. IN: Youtube. 13 jul. 2021. Disponível em . Acesso em 24 ago. 2021.
  • [11] DANTAS, André. Um hólon chamado automóvel. 24 dez. 2010. Disponível em . Acesso em 30 jul. 2021.
  • [12] DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução do século XXI. Tradução de Mariana Echalar. Coleção Estado de Sítio. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017. 648 p.
  • [13] ELLIOT, John; NGYEN, Cecilia; TANGUTURI, Praveen. Digital Platforms: will define the winners and losers in the new economy. Accenture Digital. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2019.
  • [14] FRIEDRICH, Pirjo. Web-based co-design social media tools to enhance user-centred design and innovation processes. Aalto University School of Science. Espoo, Finlândia. 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2021.
  • [15] GORE, Morgan. Why Every Project Should be a Design Systems Project. 24 abr. 2017. Disponível em . Acesso em 14 jul. 2021.
  • [16] GORBIS, Marina; FIDLER, Devin. Design It Like Our Livelihoods Depend on It: 8 Principles for creating on-demand platforms for better work futures. From the WTF? Economy to the Next Economy. 04 abr. 20 Disponível em . Acesso em 16 abr. 2022.
  • [17] HILL, Dan. Architecture and interaction design, via adaptation and hackability. 23 mai. 2006. Disponível em . Acesso em 14 jul. 2021.
  • [18] HISTÓRIA do cooperativismo no Brasil. Blog O Seu Dinheiro Vale Mais - Sicoob SC/RS. 3 de ago. 2015. Disponível em . Acesso em 22 jan. 2020.
  • [19] IORIO, Andrea. Coop é Pop, Coop é Tech: Tendências de Transformação Digital no Cooperativismo Brasileiro, contadas por seus Protagonistas. 20 abr. 2020. Disponível em . Acesso em 22 ago. 2021.
  • [20] KLEINDORFER, Paul; WIND, Yoram (org.). O Desafio das Redes: Estratégia, Lucro e Risco em um Mundo Interligado. Tradução: André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, 2012. 515p.
  • [21] LEITÃO, Victor. Economia colaborativa: o conceito que está revolucionando o consumo no Brasil. Blog Mobills. 16 jan. 2020. Disponível em . Acesso em 06 fev. 2020.
  • [22] LEMOS, Ronaldo. Conceito de tecnologia deve ser pensado à luz da diversidade, diz filósofo chinês. Folha de S. Paulo. Tecnologia. 30 jan. 2021. Disponível em . Acesso em 01 fev. 2021.
  • [23] LIMA, Raimundo. A economia de Francisco: construir novos caminhos. Vatican News. 22 fev. 2020. Disponível em: . Acesso em 05 fev. 2021.
  • [24] MARCAS coletivas para a comercialização de produtos da agricultura familiar. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Guia Prático. Série Agricultura familiar: boas práticas replicáveis de comercialização de produtos da socio biodiversidade e agroecologia. 17 jul. 2020. Disponível em . Acesso em 11 out. 2021.
  • [25] MCKERCHER, Kelly. Beyond Sticky Notes. Co-design for real: mindsets, methods and movements. Jul. 2020. Disponível em . Acesso em 19 jul. 2021.
  • [26] MOFFIT, Sean; DOVER, Mike. WIKIBRANDS: como reinventar sua empresa em um Mercado orientado para os clientes. Tradução Ronald Saraiva de Menezes. Porto Alegre: Bookman, 2012. 344p.
  • [27] PIERCE, David. How Discord (somewhat accidentally) invented the future of the internet. Protocol. 29 out. 2020. Disponível em . Acesso em 12 out. 2021.
  • [28] PLATFORM Cooperativism. Participation, codesign, diversity: Trebor Scholz on Platform Cooperativism. P2P Foundation. 08 dez. 2017. Disponível em . Acesso em 02 fev. 2020.
  • [29] PLATFORM Cooperative Development Kit. in: Fluid Project Wiki. Disponível em . Acesso em 02 fev. 2020.
  • [30] REPÓRTER Brasil. GIG: A Uberização do Trabalho. Globo News. Direção de Carlos Juliano Barros, Cauê Angeli, Maurício Monteiro Filho. Documentário. Brasil, 2019. (60 min.). Disponível em . Acesso em 25 jul. 2021.
  • [31] ROBERTSON, Brian. Holacracia: O novo sistema de gestão que propõe o fim da hierarquia. Tradução de Cristina Sant´Anna. São Paulo: Benvirá, 2016. 240p.
  • [32] SAHUGUET, Arnaud. GitHub: the Swiss army knife of civic innovation? NESTA Blog, Nesta Tech4Labs Issue#2. Londres, Inglaterra. 22 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2021.
  • [33] SAVAZONI, Rodrigo. O comum entre nós: Da cultura digital à democracia do século XXI. São Paulo: Edições Sesc, 2018 - 140p.
  • [34] SCHOLZ, Trebor. Cooperativismo de plataforma: Contestando a economia do compartilhamento corporativa. Tradução Rafael Zanatta. Editora Elefante, 2016. Disponível em . Acesso em 21 jan. 2021.
  • [35] SHERRIFF, Laurence. Sensing the Future: How will smart city principles and technology enable citizen co-creation in public policymaking, consent processing and service provision. Nova Zelândia: Planning Institute, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2021.
  • [36] SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: O poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
  • [37] SILVEIRA, Sergio et al. Análise das plataformas de compartilhamento online e de suas práticas colaborativas. Revista Eptic. Vol. 20, nº 2, mai.-ago. 2018. Disponível em . Acesso em 23/07/2019.
  • [38] TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony. Wikinomics: como a Colaboração em Massa Pode Mudar o Seu Negócio. Tradução Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. 366p.
  • [39] TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony. Macrowikinomics: Reiniciando os negócios e o mundo. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 415p.
  • [40] UBERIZAÇÃO do Trabalho, Rafael Zanatta pelo canal TV GGN. IN: Youtube. Video (5min). 6 abr. 2017. Disponível em . Acesso em 27 jul. 2021.
  • [41] WINKELMANN, Melissa. Marca de Certificação e marca coletiva: estudo de caso da marca coletiva Vinhos do Brasil. PIDCC, Aracaju, Ano III, Edição nº 07/2014, p.227 a 248. out 2014. SSN ELETRÔNICO 2316-8080. Disponível em . Acesso em 17 out. 2021.
Como citar:

MELLO, Ricardo; PRADO, Gilbertto; "Codesign e Cooperativismo de Plataforma", p. 7560-7581 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3797996

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações