Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE: O IMPACTO AMBIENTAL SOBRE A ECONOMIA DO TOGO e DA ÁFRICA

Ouro-Salim, Omar ;

Artigo Completo:

Um dos principais desafios deste século tem sido a conciliação do crescimento econômico com a preservação ambiental, considerando-se o crescimento populacional e da produção de lixo a partir de descartáveis e produtos industrializados. Objetivando-se o desenvolvimento sustentável torna-se necessário a adoção de atitudes baseadas na aplicação dos princípios da política dos três (Rs) (Reduzir, Reciclar, Reutilizar) para o lixo produzido tornando-o útil, visando a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida, a valorização da Natureza Humana, com base na educação ambiental. A gestão da coleta de lixo em área pobre visa à conscientização, mobilização, e participação permanente na proteção do meio ambiente, como exercício cidadania. O projeto visa a destinação ecologicamente correta, reforçando as metas do desenvolvimento sustentável através da reciclagem do lixo inorgânico e ou reaproveitamento de mesmo através de processo de reutilização em oficinas de artesanato em benefício da comunidade e reaproveitamento do lixo orgânico através de processo da compostagem e geração de produtos úteis para a Sociedade. Além disso, mostrar as preocupações das empresas sobre a preservação do meio ambiente e como se dá essa mudança ecológica na África.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Lixo, reciclagem, coleta seletiva, educação ambiental,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-016

Referências bibliográficas
  • [1] BRILHANTE, O.M.; CALDAS, L.Q. de A. (coord.) Gestão e avaliação de risco em saúde ambiental. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.
  • [2] BORBA, M.P., BOJADSEN, M. I. e RENAERD, M., Lixo e reciclagem, Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, São Paulo, SP, 1994.
  • [3] LAVILLE, É. A empresa verde. São Paulo: ÕTE, 2009.
  • [4] LIMA, J. D. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. ABES 267p./ 2001.
  • [5] MICHAELIS, L. Ethics of consumption. Ethics & Society. 2000a.
  • [6] MICHAELIS, L. Sustainable consumption and production. In: DODDS, F.; MIDDLETON, T. Earth Summit 2002: A new deal. Earthscan Publications Ltd. 2000b.
  • [7] OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde: Desafios e Oportunidades para a Nova Era do Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994. 190 p.
  • [8] WALMART Brasil. Relatório de sustentabilidade 2011 (Exercício 2010). 2011. Disponível em: Acesso em: jul. 2011.
Como citar:

Ouro-Salim, Omar; "COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE: O IMPACTO AMBIENTAL SOBRE A ECONOMIA DO TOGO e DA ÁFRICA", p. 182-189 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações