-
Site do evento
Comissão organizadora
- Adriana dos Santos Prado Sadoyama
- Geraldo Sadoyama
- Vagner Rosalem
Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.
Janeiro 2017 vol. 2 num. 1
Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Artigos Completos
Artigo Completo- Open Access
Complicações crônicas em diabetes, estratégias e qualidade dos serviços
PDF - p.1-15
Artigo Completo- Open Access
Associação entre o uso de antirretrovirais no tratamento para HIV e alterações físicas e metabólicas
PDF - p.16-27
Artigo Completo- Open Access
Gestão pela qualidade em Instituições Hospitalares
PDF - p.28-35
Artigo Completo- Open Access
Inovação tecnológica, relação universidade-empresa e modelo teórico da Hélice Tripla
PDF - p.36-48
Artigo Completo- Open Access
Subsistema normativo de Ciência, Tecnologia e Inovação
PDF - p.49-63
Artigo Completo- Open Access
Utopia ou realidade - a qualidade dos serviços prestados na Educação Infanti
PDF - p.64-76
Artigo Completo- Open Access
ABORDAGENS METODOLOGICAS NO CAMPO DA PESQUISA CIENTIFICA
PDF - p.77-87
Artigo Completo- Open Access
Gestão, Formalismos e Desenvolvimento de Software - Uma Análise Acerca Das Produções Brasileiras
PDF - p.88-95
Artigo Completo- Open Access
CULTURA DA SEGURANÇA NA ÁREA DA SAÚDE
PDF - p.96-109
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.110-121
Artigo Completo- Open Access
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR QUE ATUA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA
PDF - p.122-132
Artigo Completo- Open Access
Conceitos das Teorias Organizacionais: revisão de literatura
PDF - p.133-143
Artigo Completo- Open Access
Estrutura Organizacional e Funcionamento das Universidades Brasileiras: revisão de literatura
PDF - p.144-157
Artigo Completo- Open Access
O Controle de Infecção Hospitalar como indicador para Qualidade no Serviço de Saúde
PDF - p.158-172
Artigo Completo- Open Access
Estudo da cultura a partir das unidades de análises metacontingência e macrocontigência
PDF - p.173-181
Artigo Completo- Open Access
COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE: O IMPACTO AMBIENTAL SOBRE A ECONOMIA DO TOGO e DA ÁFRICA
PDF - p.182-189
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.190-197
Artigo Completo- Open Access
Segurança do Paciente na assistência à saúde
PDF - p.198-204
Artigo Completo- Open Access
Análise do perfil das publicações sobre alianças estratégicas entre organizações de 2005 à 2015
PDF - p.205-219
Artigo Completo- Open Access
O processo de tomada de decisão em cenários financeiros: uma revisão teórica
PDF - p.220-228
Resumos
Resumo- Open Access
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
PDF - p.229-230
Resumo- Open Access
O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: EM BUSCA DA LEI 10.639/03
PDF - p.231-232
Resumo- Open Access
O trabalho infantil: com a palavra as crianças e adolescentes
PDF - p.233-234
Resumo- Open Access
PDF - p.235-236
Resumo- Open Access
INTERDISCIPLINARIDADE – DESAFIO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
PDF - p.237-238
Resumo- Open Access
PDF - p.239-240
Resumo- Open Access
PDF - p.241-242
Resumo- Open Access
Design Thinking: inovação e versatilidade em diferentes áreas do conhecimento
PDF - p.243-244
Resumo- Open Access
Metodologias ativas na extensão universitária: o sujeito como centro e norteador do processo
PDF - p.245-246
Resumo- Open Access
PDF - p.247-248
Resumo- Open Access
ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO
PDF - p.249-250
Resumo- Open Access
Abordagens de questões sociorraciais na rede pública de ensino
PDF - p.251-252
Resumo- Open Access
Práticas Educativas Interdisciplinares de Leitura e Escrita
PDF - p.253-254
Resumo- Open Access
PDF - p.255-256
Resumo- Open Access
Fontes de stress em docentes/supervisores do estágio pedagógico: estudo psicométrico multicultural
PDF - p.257-258
Resumo- Open Access
Estimulação Precoce na Educação Infantil: um estudo psicométrico
PDF - p.259-260
Resumo- Open Access
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
PDF - p.261-262
Resumo- Open Access
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE OUVIDOR (GO)
PDF - p.263-264
Resumo- Open Access
PDF - p.265-266
Resumo- Open Access
O USO DE ÁLCOOL POR ADOLESCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER – URUAÇU/GO
PDF - p.267-268
Resumo- Open Access
Programa de apoio a erradicação do trabalho infantil do município de Alexânia - Goiás
PDF - p.269-270
AEducação e o mercado de trabalho requerem profissionais bem capacitadoscognitiva e pedagogicamente, capazes de se adaptar às novas realidades demercado, cada vez mais dinâmico e competitivo. Por isto, Simpósiode Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e aAprendizagem na Educação básica e superior e III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE tem como objetivo a divulgação/ propagação de conhecimentoe metodologias, com vistaspara a melhoria de atuação de professores do ensino básico e superior nas áreasda Educação, Administração, e profissionais liberais, conferindo-lhes uma fundamentação teórica de abrangênciaholística dentro destas áreas, uma postura reflexiva e investigativa e quesaiba interligar teoria e prática, de modo interdisciplinar.
Em umaperspectiva interdisciplinar a discussão dessa prática pedagógicade Metodologias Ativas em Aprendizagem Baseada em Problemas facilitará não só aaquisição de conhecimento como também desenvolverá as estratégias de comunicação,o trabalho em equipe, a solução de problemas, a responsabilidade individualpela aprendizagem, o compartilhamento de informações e o respeito mútuo entreindivíduos. Poucos eventos no Brasil tem disponibilizado uma ampla discussãosobre a importância de inovação metodológica docente em Metodologias Ativas eGestão Organizacional, principalmente na região centro-oeste brasileira.
Alémdisto, este evento assume relevante importância face ao paradigmacontemporâneo, integrando o amplo espectro de conhecimento científico às novasmetodologias de ensino e de gestão integrando conhecimentos da administração eambiente escolar das instituições de ensino, podem melhorar a educação básica esuperior, inovando os saberes docentes na produção de conhecimentosinterdisciplinares e promovendo o intercâmbio de pessoas com diferentesformações acadêmicas e provenientes de realidades socioeconômicas distintas.Assim, compactuando com a melhoria da Educação básica e superior este eventotrará a tona discussões sobre os avanços e caminhos para melhoresaprendizagens, desenvolver o prazer em aprender, conectando estas ao mundoreal, as ideias, as pessoas e das instituições de ensino básica e superior nosetor público e privado.
-
CômiteExecutivo
Profa.Dra. ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA
Prof.Dr.GERALDO SADOYAMA
ProfDr.VAGNER ROSALEM
CômiteOrganizador/Científico
Prof Dr. ANDRÉ VASCONCELOS DA SILVA
Profa. Dra. ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA
Md.Esp. ALEXANDRE MARCOS CAVASINI
Prof.Ms. ALEXANDRE DE ASSIS BUENO
Prof.Dr. ANTÓNIO PEDRO COSTA
Md.Ms. CAIO FLÁVIO CASTRO E MACEDO
Md.Ms. CANDICE CRISTINA QUIRINO DE ARAUJO
Md.Dra.CAROLINE KAZUE MATIDA
Md.Dr. CRISTIANO RICARDO DE ABREU
Prof.Dr. EDUARDO PAUL CHACUR
Profa.Dra ELIDA ALVES DA SILVA
Prof.Dr. FRANCISLÊ NERI DE SOUZA
Prof.Dr. GERALDO SADOYAMA
Prof. Dr. GLEIBER COUTO SANTOS
Prfa. Dra. IVANIA VERA
Prof. Dr. JOSÉ WALDO MARTÍNEZ ESPINOSA
Prof. Dr.MARCELO HENRIQUE STOPPA
Md.Esp. LEONARDO VIEIRA FERNANDES
Prof.Dr. LINCOLN LUCILIO ROMUALDO
Prof.Dr. PAULO ALEXANDRE DE CASTRO
Profa. Dra. RENATA ALESSANDRA EVANGELISTA
Profa.Dra. ROSELMA LUCCHESE
Prof. Dr. SERIGNE ABABACAR CISSE BA
Profa.Dra. SANDRAMARA MATIAS CHAVES
Prof. Dr. VAGNER ROSALEM
Prof. Dr. VASTON GONÇALVES DA COSTA
Prof.Dr. ZENON SILVA