Janeiro 2017 vol. 2 num. 1 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Resumo - Open Access.
Causos e Estórias: Uma abordagem interdisciplinar como recurso metodológico importante no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores literários
Silva, Guilhermina Reis da ; Pereira, Thuany Cristina dos Santos ; Andrade, Elane ; Sadoyama, Geraldo ; Andrade, Leonardo Santos ; Castro, Paulo Alexandre de ; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado ;
Resumo:
Por meio das leituras e investigação, percebe-se que a interdisciplinaridade ainda é motivo de discussões principalmente no que se refere às práticas pedagógicas que envolvam o tema. As escolas, de um modo geral, principalmente as de ensino básico, permeiam o seu trabalho de maneira fragmentada sem que haja realmente a dialética entre a teoria e o fazer. Nessa proposta de projeto, são feitas reflexões acerca das possibilidades de efetivação das práticas interdisciplinares utilizando-se os causos e estórias como recursos metodológicos em sala de aula. O trabalho tem como objetivo desenvolver práticas interdisciplinares a partir do gênero textual causos e incentivar a formação de leitores literários. Foram realizadas pesquisas referentes ao tema, revisão bibliográfica e teste piloto com trinta e seis alunos do quinto ano do Colégio Estadual Anice Cecílio Pedreiro, no município de Catalão - GO. Os alunos responderam um questionário sobre o hábito da leitura e resolveram atividades interdisciplinares sobre os vídeos apresentados: O causo da Melancia, O causo do Ovo e o Causo da bicicleta. Essas atividades envolveram as disciplinas de ciências, geografia, história e matemática. Após a exposição dos vídeos, uma melancia foi fracionada em duas, três, quatro, oito partes e os alunos tiveram a oportunidade de revisar frações e reforçar conceitos matemáticos. Uma roda de contação de causos trazidos pelos alunos e ilustrações dos mesmos, complementou a ação pedagógica. Espera-se que os alunos melhorem a escrita, a oralidade e a leitura uma vez que, através das correções das atividades propostas, percebeu-se que a turma apresenta relativa dificuldade na leitura, escrita e interpretação de texto. Além disso, observou-se que, apenas uma pequena parcela dos estudantes tem o hábito da leitura. Essa abordagem interdisciplinar permite a conexão e dialética entre os vários campos do saber. Sendo assim, a leitura, a escuta e a escrita se tornam elementos essenciais no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores literários. Após a aplicação das atividades verificou-se um grande interesse dos alunos em pesquisar, participar das aulas, apresentar e encenar causos e melhorar o aprendizado. Conclui-se que a continuação do trabalho poderá trazer bons resultados na efetivação da prática interdisciplinar e principalmente na formação de leitores literários.
Resumo:
Palavras-chave: Estórias e causos; interdisciplinaridade; leitores literários,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sma2016-res013
Referências bibliográficas
Como citar:
Silva, Guilhermina Reis da; Pereira, Thuany Cristina dos Santos; Andrade, Elane; Sadoyama, Geraldo; Andrade, Leonardo Santos; Castro, Paulo Alexandre de; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado; "Causos e Estórias: Uma abordagem interdisciplinar como recurso metodológico importante no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores literários", p. 247-248 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/sma2016-res013
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações