Janeiro 2017 vol. 2 num. 1 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Resumo - Open Access.
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
Sá, Murillo Pires de ; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de ; Lima, Daniela Borges de ; Sadoyama, Geraldo ; Sadoyama, Adriana Santos P. ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo Santos ;
Resumo:
O uso do lúdico em sala de aula se relaciona ao desenvolvimento de brincadeiras, jogos e atividades com a função educativa, o lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo e por sua vez proporciona o desenvolvimento do conhecimento de forma agradável gerando interesse por parte dos alunos. Este estudo teve como objetivo demonstrar o uso de atividade lúdica em sala de aula, através de perguntas e respostas interdisciplinares, utilizando um jogo inspirado na “batata quente” convencional. Os alunos foram dispostos em um circulo voltados para o centro no primeiro momento, e voltados para fora em um segundo momento, e uma bola foi sendo passada de mão em mão enquanto uma musica tocava ao fundo, quando a música parava o aluno que estivesse com a bola em mãos deveria sortear uma pergunta de múltipla escolha entre quarenta que foram selecionadas especificadamente para a aplicação dessa atividade, as perguntas tiveram caráter interdisciplinar, ou seja, trabalhavam varias áreas do conhecimento estabelecendo as relações existentes entre as disciplinas, provocando a reflexão e promovendo a aprendizagem, cada acerto gerava um brinde de forma a reforçar positivamente, cada erro foi corrigido pelo próprio aluno após ser estimulado e auxiliado a alcançar a resposta correta. A avaliação ocorreu de forma dinâmica com o intuito de verificar o desempenho dos alunos durante as atividades propostas e aplicar o lúdico como forma de ensino de maneira divertida, diferente do convencional que por muitas vezes é recebido como “chata” por parte dos alunos. Após a atividade os alunos descreveram o que conseguiram aprender com a atividade e a importância de utilizar jogos para gerar o interesse dos alunos no conteúdo. Com a utilização desta metodologia foi possível alcançar a sala de maneira atrativa promovendo a participação de todos os alunos alcançando o objetivo e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo:
Palavras-chave: Lúdico; Interdisciplinar; Ensino,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sma2016-res002
Referências bibliográficas
Como citar:
Sá, Murillo Pires de; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de; Lima, Daniela Borges de; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana Santos P.; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; "Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula", p. 229-230 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/sma2016-res002
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