Janeiro 2017 vol. 2 num. 1 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Resumo - Open Access.
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
Sá, Murillo Pires de ; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de ; Lima, Daniela Borges de ; Leal, Geraldo Sadoyama ; Sadoyama, Adriana Santos P. ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo Santos ;
Resumo:
O uso do lúdico em sala de aula se relaciona ao desenvolvimento de brincadeiras, jogos e atividades com a função educativa, oportunizando a aprendizagem do indivíduo de forma agradável gerando interesse por parte dos alunos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo demonstrar o uso de atividade lúdica em sala de aula, através de perguntas e respostas interdisciplinares, utilizando um jogo inspirado na “batata quente” convencional. Os alunos foram dispostos em círculo voltados para o centro no primeiro momento, e voltados para fora em um segundo momento. Uma bola era passada de mão em mão enquanto uma música tocava ao fundo. Quando a música parava o aluno que estivesse com a bola em mãos deveria sortear uma pergunta de múltipla escolha, entre um total de quarenta, as quais foram selecionadas especificadamente para a aplicação dessa atividade. As perguntas possuíam caráter interdisciplinar, abrangendo várias áreas do conhecimento e estabelecendo as relações existentes entre as disciplinas. A cada acerto gerava-se um brinde de forma a reforçar positivamente. Já os erros eram corrigidos pelo próprio aluno após ser estimulado e auxiliado a alcançar a resposta correta. A avaliação ocorreu de forma dinâmica com o intuito de verificar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta e aplicar o lúdico como forma de ensino de maneira divertida, diferente do convencional que por muitas vezes não é bem recebida por parte dos alunos. Após a atividade os alunos descreveram o que conseguiram aprender com o jogo proposto, também relataram a importância da ludicidade para gerar o interesse deles no conteúdo. Com a utilização desta metodologia foi possível alcançar a sala de aula de maneira atrativa promovendo a participação de todos os alunos alcançando o objetivo proposto e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo:
Palavras-chave: Lúdico; Interdisciplinar; Ensino,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sma2016-res025
Referências bibliográficas
Como citar:
Sá, Murillo Pires de; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de; Lima, Daniela Borges de; Leal, Geraldo Sadoyama; Sadoyama, Adriana Santos P.; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; "Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula", p. 261-262 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/sma2016-res025
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