Janeiro 2017 vol. 2 num. 1 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Artigo Completo - Open Access.
O CONTEXTO HISTÓRICO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NESSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Gonçalves, Patricia Batista ; Santos, Mário Rosa dos ; Chaves, Manoel Rodrigues ; Silva, André Vasconcelos da ;
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O principal objetivo do presente trabalho é compreender a história das origens do ensino superior no Brasil e participação dos docentes no processo de gestão das universidades, intentando caracterizar e analisar as práticas gerenciais da gestão, com a participação da comunidade acadêmica e dos técnicos administrativos. Com o ensejo de abranger os pressupostos teórico-metodológicos utilizados para tal feitio, buscamos identificar o uso do método com leituras bibliográficas de obras que abordam esta temática. Esse estudo foi realizado nas Universidades Federais do Brasil. A investigação foi ampliada, utilizando-se referenciais teóricos, nos quais embasamos em autores como Fávero (2006), Carvalho (2011), Araújo e Pinheiro (2010) dentre outros tantos que contribuíram para fundamentar a realização deste trabalho. Os dados analisados revelam que o poder decisório está concentrado nas mãos dos docentes, e a maioria dos estudantes e dos servidores técnico-administrativos não participam dos órgãos deliberativos. Mediante esta abordagem, buscamos compreender a retrospectiva histórica e algumas particularidades da gestão universitária, tais como: aspectos burocráticos, fatores políticos, jogo de poder e a cultura que a universidade pública desenvolve, bem como o caráter contraditório e os enfrentamentos inerentes à gestão participativa.
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DOI: 10.5151/sma2016-017
Referências bibliográficas
- [1] ARAÚJO, Maria Arlete Duarte; PINHEIRO, Helano Diógenes. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 18, núm. 69, octubre-diciembre, 2010, pp. 647-668.
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Como citar:
Gonçalves, Patricia Batista; Santos, Mário Rosa dos; Chaves, Manoel Rodrigues; Silva, André Vasconcelos da; "O CONTEXTO HISTÓRICO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL E A PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NESSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS", p. 190-197 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/sma2016-017
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