Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Conexões entre design e educação para construção de consciência crítica

Connections between design and education for in the construction of a critical awareness

SANTOS, Ester Sabino ; MAASS, Marisa Cobbe ;

Artigo:

Este artigo apresenta as correlações entre design e educação, e como abordagens destas disciplinas podem atuar na construção de um processo de aprendizagem engajado e crítico. A partir dos conceitos de educação emancipadora de bell hooks, pedagogia libertadora de Paulo Freire, e complexidade de Edgar Morin, investiga-se os entrelaçamentos entre as disciplinas, a partir da assimilação sobre como o design pode se inserir no processo pedagógico e ser vetor de uma teoria que visa a busca por uma compreensão crítica da realidade. Apresenta-se os princípios teóricos desta pesquisa, discutindo temas como comunidades de aprendizagem e comunidades criativas, suas convergências, e como podem inspirar a construção e/ou consolidação de um processo educativo libertador, na busca da superação de processos de opressão, especialmente de raça e classe, e o reconhecimento do sujeito como ser social, para formular comunidades de mudança a partir da pedagogia engajada e abordagens criativas.

Artigo:

This article presents the correlations between design and education and how how approaches from these disciplines can act in the construction of a learning process. from the concepts of emancipatory education from bell hooks, critical pedagogy and liberator from Paulo Freire, and the complexity of Edgar Morin, investigates the entanglements between the disciplines from the assimilation about the form how design can and should be insert on the pedagogical process, how the design can be a vector of one theory which search for a critic comprehension from reality. This Article presents the theoric principles of this academic research, discussing themes, how learning communities and creativity's communities and how can they inspire the construction and consolidation of a educating and liberating process, to formulate communities of change from pedagogic engagement and creative approaches

Palavras-chave: Pedagogia engajada; Consciência Crítica; Criatividade,

Palavras-chave: Engaged pedagogy; Critical awareness; Creativity,

DOI: 10.5151/ped2022-7391390

Referências bibliográficas
  • [1] BONFIM, M. A. L. D.; SILVA, F. E. W. M. D.; SILVA, M. E. Por uma epistemologia decolonial em perspectiva afrodiaspórica e contra-colonial na Linguística Aplicada Brasileira. Línguas & Letras, v. 22, 202 ISSN 50. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2022.
  • [2] COSTA, J. B.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado [online], 31, 2016. 15-24. Disponível em: . Acesso em: 25 Julho 2022
  • [3] CÂMARA DOS DEPUTADOS. O que é Cidadania? Portal EVC, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 Outubro 2021.
  • [4] ESCOBAR, Arturo. Autonomía y diseño : La realización de lo comunal / Arturo Escobar.-- Popayán : Universidad del Cauca. Sello Editorial, 2016.
  • [5] FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • [6] FREIRE, P. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, v. Coleção Questões de Nossa Época; v.23, 2001.
  • [7] HOOKS, B. Ensinando comunidade. São Paulo, 1ª Edição: Editora Elefante, 2020.
  • [8] HOOKS, B. Ensinando a transgredir: Educação como prática da liberdade. São Paulo, 2ª Edição: WMF Martins Fontes, 2017.
  • [9] JUSTIÇA PR. O que é cidadania? Secretaria da Justiça, família e Trabalho. Disponível em: . Acesso em: 11 0utubro 2021.
  • [10] LANE, S. T. M. Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1989.
  • [11] MANZINI, E. Design para a Inovação Social e Sustentabilidade: comunidades criativas,organizações colaborativas e novas redes projetuais. E-papers, Rio de Janeiro, 2008.
  • [12] MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
  • [13] MORIN, E. Ensinando a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 183.
  • [14] SILVA, T. B. P. E. Um campo epistemológico para o Design. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 2, 2015.
  • [15] SILVA, T. T. D. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Como citar:

SANTOS, Ester Sabino; MAASS, Marisa Cobbe; "Conexões entre design e educação para construção de consciência crítica", p. 3138-3149 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7391390

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações