Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Configurações do livro digital: reflexões acerca do design editorial a partir da cultura de leitura em tela

Digital book configurations: reflections on editorial design from the culture of reading on screen

ARAUJO, Germana Gonçalves ; AZEVEDO, André Nunes SANTANA ; Bacharela, ; Universidade Federal de Sergipe SILVA, Ramon ; Graduando, ; Sergipe, Universidade Federal de ;

Artigo:

A leitura de conteúdos verbais e não verbais tem sido diversificada a cada tempo. Na atualidade, a frequência do estímulo por interações virtuais configura uma realidade cultural que avança sem freios. Entretanto, lidar com o livro digital ainda é um processo que precisa de desapego, pois é um contato repleto de comparações com o do livro físico. A problemática não está apenas no processo de recepção, mas também nos processos do Design Editorial, já que o projeto gráfico da página digital poderá ser pensado de maneira particular e diversa de um material que será impresso. Neste artigo, com o foco em auxiliar a produção acadêmica de uma editora universitária, buscou-se refletir sobre quais aspectos de um livro digital podem tornar acolhedor o processo de leitura em tela. Os resultados apresentados são das pesquisas bibliográfica e de campo na comunidade acadêmica da UFS.

Artigo:

The reading of verbal and non-verbal content has been diversified from time to time. Currently, the frequency of stimulation in dealing with virtual interactions configures a cultural reality that advances without brakes. However, dealing with the digital book is still a process that needs to be detached, as it is a contact full of comparisons with the physical book. The problem is not only in the reception process, but in the processes of Editorial Design since the graphic design of the digital page can be thought of in a particular and different way from the material that will be printed. In this article, with the focus on helping the academic production of a university press, we sought to reflect on which aspects of a digital book can make the process of reading on screen welcoming. The results presented are from bibliographic and field research in the academic community of UFS.

Palavras-chave: Livro Digital; Design Editorial; Cultura Digital.,

Palavras-chave: Digital Book; Editorial Design; Digital Culture.,

DOI: 10.5151/ped2022-8332274

Referências bibliográficas
  • [1] ADOBE. Nós inventamos o PDF. Adobe [site]. 202 Disponível em: https://acrobat.adobe.com/br/pt/acrobat/about-adobe-pdf.html#:~:text=N%C3%B3s%20inventamos%20o%20PDF.,de%20%E2%80%9CThe%20Camelot%20Project%E2%80%9D. Acesso em: 17 mar. 202
  • [2] ARNOLD, Tatiane Cristine. Além da interação homem-computador: o design de interação, seus processos e metas, em busca da satisfação do usuário final. Design em Artigos, p. 1-17, 2010. Disponível em: http://tatianearnold.freetzi.com/design_de_interacao.pdf. Acesso em: 15 mar. 202
  • [3] BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. Contribuições de David Oswald e Ralf Hebecker. São Paulo: Blücher, 2015.
  • [4] BRASIL. Decreto Nº 829, de 3 de setembro de 2003. Dispõe sobre a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, sobre o modelo de governança da Internet no Brasil, e dá outras providências. CGI.br [site]. Disponível em: https://www.cgi.br/pagina/decretos/108/. Acesso em: 10 mar. 2022. [Publicado em: D.O.U., Brasília, 4 set. 2003, Seção I, pág. 24].
  • [5] CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
  • [6] CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Del Priori. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999a.
  • [7] CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora da Unesp; Imprensa Oficial do Estado, 1999b.
  • [8] CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Fundamentos da Psicologia Cognitiva. In: Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2. ed. São Paulo, SP: Novatec, 2010. p. 376-40
  • [9] FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. Tradução de Fulvia M. L. Moretto e Guacira Marcondes Machado. São Paulo: Edusp, 201
  • [10] FERNANDES, Adriana Hoffmann. Narrativa de crianças na Sociedade da Imagem. Curitiba: Appris, 2019
  • [11] LEMOS, André. 20 anos de lançamento do livro CIBERCULTURA de André Lemos (aula remota). Canal Aprendizagem Em Ambientes Digitais Faced-UFRGS. 26 nov. 2021. Disponível em: https://youtu.be/Sy5xIp8JBFM. Acessado em: 10 jan. 2022.
  • [12] LEMOS, André. Materialidade do Digital (áudio). 7 maio 2020. Disponível em: https://soundcloud.com/grupometropole/07-05-20-comentario-andre-lemos-materialidade-do-digital?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing. Acessado em: 10 jan. 2022.
  • [13] LEMOS, André. Os Desafios Atuais da Cibercultura. LAB 404 (UFBA), 15 jun. 2019. Disponível em: http://www.lab404.ufba.br/os-desafios-atuais-da-cibercultura/. Acessado em: 12 dez. 2021.
  • [14] LUPTON, Ellen. Tipos na tela: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de Mariana Bandarra. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2015.
  • [15] LUPTON, Ellen. Pensar com tipo: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de André Stolarski. 2. ed. ver. e amp. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2004.
  • [16] PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. 2018. Disponível em: http://dxtdigital.com.br/dxt/index.html. Acessado em: 10 jan. 2022.
  • [17] PORTUGAL, Cristina. Design, Comunicação e Tecnologia. 2020. Disponível em: http://dxtdigital.com.br/dxt/index.html. Acessado em: 10 jan. 2022.
  • [18] PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da Interação Homem-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [19] ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, M. C. C. O que é Interação Humano Computador. In: ROCHA, Heloisa Vieira da; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de interfaces humano computador. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003. p. 12-45.
  • [20] SNEL. Em ano marcado pela pandemia, subsetor de Obras Gerais registra aumento de 3,8% nas vendas ao mercado. SNEL [site]. Rio de Janeiro, 25 maio 2021. Disponível em: https://snel.org.br/em-ano-marcado-pela-pandemia-subsetor-de-obras-gerais-registra-aumento-de-38-nas-vendas-ao-mercado/. Acesso em: 20 mar. 2022.
  • [21] TOKARNIA, Mariana. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 11 set. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/brasil-perde-46-milhoes-de-leitores-em-quatro-anos#:~:text=De%202015%20para%202019%2C%20a,de%20193%20milh%C3%B5es%20de %20 brasileiros. Acesso em: 10 mar. 2022.
  • [22] Imagens:
  • [23] https://br.depositphotos.com/206924036/stock-photo-busy-owner-financial-company-reading.html. Acessado em 10 mar. 2022.
  • [24] https://br.pinterest.com/gbiriba/jean-baptiste-camille-corot/. Acessado em 10 mar. 2022.
Como citar:

ARAUJO, Germana Gonçalves; AZEVEDO, André Nunes SANTANA; Bacharela, ; Universidade Federal de Sergipe SILVA, Ramon; Graduando, ; Sergipe, Universidade Federal de; "Configurações do livro digital: reflexões acerca do design editorial a partir da cultura de leitura em tela", p. 1772-1787 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8332274

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações