Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Conhecimentos tácito e empírico como tomada de decisão e a relação com o trabalho do vendedor ambulante
Tacit and empirical knowledge as decision making related to street vendors workstation
LIMA, André Luís de Oliveira ; DINIZ, Raimundo Lopes ; OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro ;
Artigo:
As mudanças na economia brasileira na década de 90 influenciaram o aumento do desemprego e paralelamente o crescimento do mercado informal, motivada pela necessidade do auto sustento. Surgem então, manifestação da informalidade que se caracterizam por improvisos ou gambiarras que resultam em artefatos que auxiliam na venda de produtos e serviços de vendedores ambulantes em todo o mundo. Essas ocorrências se manifestam principalmente para venda de bebida, alimentos e acessórios, evidenciando diversas formas que esses artefatos podem apresentar. Percebe-se que o vendedor ambulante usa de práticas específicas de sua vivência para tal produção, dessa forma, este artigo busca relacionar essas criações com os conhecimentos tácito e empírico, dentro das esferas funcional, material e social, resultando em uma lógica de produção por um não-designer.
Artigo:
The changes in the Brazilian economy in the 90s influenced the increase in unemployment and, in parallel, the growth of informality, motivated by the need for self-support. There is then a manifestation of informality that is characterized by improvisations or "gambiarras" that result in artifacts that help in the sale of products and services from street vendors around the world. These occurrences are manifested mainly for the sale of drinks, food, and accessories, evidencing different forms that these artifacts can present. It is noticed that the street vendor uses specific practices of his experience for such production, in this way, this article seeks to relate these creations with tacit and empirical knowledge, within the functional, material, and social spheres, resulting in a production logic by a non-designer.
Palavras-chave: Vendedor Ambulante; Artefatos; Conhecimento Tácito.,
Palavras-chave: Street Vendors; Artfacts; Tacit Knowledge.,
DOI: 10.5151/ped2022-8291365
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Como citar:
LIMA, André Luís de Oliveira; DINIZ, Raimundo Lopes; OKIMOTO, Maria Lúcia Leite Ribeiro; "Conhecimentos tácito e empírico como tomada de decisão e a relação com o trabalho do vendedor ambulante", p. 4777-4791 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-8291365
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