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Contextos e conceitos da co-criação e da customização em massa no desenvolvimento de produtos de moda

Contexts and concepts of co-creation and mass customization in the development of fashion products

COSTA, Diva Lúcia Vieira ; MOURTHÉ, Cláudia ; MONT’ALVÃO, Claudia ;

Artigo:

A moda está relacionada com diversos contextos culturais dos usuários e consumidores, e os produtos do vestuário desenvolvidos por designers de moda devem refletir as preferências desses indivíduos. Com a evolução da tecnologia, os conceitos da indústria 4.0 tornam viável a fabricação de produtos personalizados num sistema industrial. A partir dos conceitos de design participativo, co-criação e da customização em massa, novos produtos do vestuário podem ser criados por designers e não-designers, trazendo além do consumo, uma experiência em personalizar produtos que serão produzidos a partir de demandas específicas de consumidores. Neste cenário, se faz relevante analisar conceitos e contextos relacionados à participação de consumidores/usuários na co-criação de produtos de vestuário, nas etapas anteriores à produção do produto. Assim, novos projetos de produtos de vestuário poderão se atualizar diante da mudança do mercado de moda, do comportamento do consumidor e da indústria têxtil e de confecção.

Artigo:

Fashion is related to different cultural contexts of users and consumers, and garment products developed by fashion designers should reflect those individuals’ references. With the evolution of technology, concepts from the industry 4.0 make it viable to manufacture customized products in an industrial system. From the concepts related to participatory design, co-creation and mass customization, new garment products can be created by designers and non-designers, bringing, in addition to consumption, an experience in personalizing products that will be produced based on specific demands of consumers. Given this scenario, it is relevant to analyse concepts and contexts related to the participation of consumers/users in the co-creation of garment products, in the stages prior to the production of the product. This way, new garment product projects can keep up to date with changes in the fashion market, consumer behaviour and the textile and clothing industry.

Palavras-chave: Design de Moda; Co-Criação; Customização em massa.,

Palavras-chave: Fashion Design; Co-creation; Mass customization.,

DOI: 10.5151/ped2022-6592937

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Como citar:

COSTA, Diva Lúcia Vieira; MOURTHÉ, Cláudia; MONT’ALVÃO, Claudia; "Contextos e conceitos da co-criação e da customização em massa no desenvolvimento de produtos de moda", p. 1788-1803 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6592937

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