Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - XXV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX
NOVAES, Lucas Motta De ; HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizzará ; LAGANÁ, Armando Antônio Maria ; JUSTO FILHO, João Francisco ; ROSSETTI, Pedro de Castro ;
Artigo Completo:
O gerenciamento de um motor a combustão interna busca o compromisso entre performance, eficiência e baixos índices de emissão para automóveis. O controle da mistura ar/combustível tem impacto direto no funcionamento do motor, tanto para emissão de poluentes quanto no consumo especifico e potência entregues ao veículo. Este aspecto torna-se mais relevante ainda para motores bicombustíveis, por possuírem parâmetros variantes com a composição do combustível utilizado. Atualmente tal controle utiliza um sensor de oxigênio de banda estreita, permitindo apenas que se trabalhe com seu transiente. Este artigo adota a solução de utilizar uma sonda lambda de banda larga, a fim de aplicar controle também fora de regimes estacionários de rotação do motor a partir de valores absolutos de realimentação. O fato de não haver uma referência que precise estar sempre em transição, que ocorre no caso da banda estreita, possibilita a imposição de uma referência alvo que não seja apenas estequiométrica. Aliado a este controle, é utilizado uma correção baseada na medida do teor de etanol do combustível a ser consumido, de forma a eliminar intervalos sub-operacionais necessários para adaptação à composição de combustível em reabastecimentos e flutuações[][]. Ao final é apresentado uma análise dos resultados gerados.
Artigo Completo:
Palavras-chave: tecnologia FLEX,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea2017-37
Referências bibliográficas
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Como citar:
NOVAES, Lucas Motta De; HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizzará; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; JUSTO FILHO, João Francisco; ROSSETTI, Pedro de Castro; "CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX", p. 497-508 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2017-37
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