Comissão Técnica/ Committee of Technical Papers:
Ronaldo de Breyne Salvagni - Poli-USP
Coordenação
Membros/ Members:
Alexandre Pazian, Mercedes-Benz & FATEC
Alfredo Silvio Castelli, Consultor
Álvaro Costa Neto, EESC-USP
Antônio Luiz Pacifico, Poli-USP
Arlindo Tribess, Poli-USP
Armando A. M. Laganá, Poli-USP
Arnaldo Freitas Camarão, Consultor
Carlos Alberto Costa, U. de Caxias do Sul
Carlos Alberto Villar, Consultor
Carlos Y. Sakuramoto, General Motors
Cláudia Alquezar Facca, Mauá
Deives Roberto Bareta, U. de Caxias do Sul
Demetrio Cornilios Zachariadis, Poli-USP
Demetrio Vettorazzo Neto, General Motors
Douglas de Paula e Silva, Ford
Eduardo de Senzi Zancul, Poli-USP
Elcio Luiz Farah, AFEEVAS
Éverton Lopes da Silva, MAHLE Metal Leve
Fernando Luiz Windlin, Magneti Marelli
Fernando Malvezzi, Mauá
Flávio Augusto Sanzovo Fiorelli, Poli-USP
Flávio Celso Trigo, Poli-USP
Francisco Emilio Baccaro Nigro, Poli-USP
Francisco José Profito, Poli-USP
Gilberto Francisco Martha de Souza, Poli-USP
Gilmar Ferreira Batalha, Poli-USP
Gino Montanari, Magneti Marelli
Guilherme Canuto, U. Fed. do ABC
Haraldo Rehder, Rehder Consultoria
Jairo de Lima Souza, Scania
João Antônio da Silva Filho, Ford do Brasil
João Carlos Salamani, E. Eng. Fund.Sto. André
João Francisco Justo Filho, Poli-USP
José Roberto Turrini, JOROTU
Leonardo Macarrão Júnior, ESEG
Luiz Antonio Bragatto, Amazul SA
Luiz Eduardo Lopes, IPT
Marcelo Augusto Leal Alves, Poli-USP
Marcelo Massarani, Poli-USP
Marcílio Alves, Poli-USP
Márcio Yamawaki, MAHLE Metal Leve
Marco Stipkovic Filho, POLI-USP / E.E.Mackenzie
Marcos Alexandre Luciano, U. de Caxias do Sul
Marcos Langeani, Next Engines Tecnologies
Nilton Monteiro, AEA
Paulo Mascarenhas Bueno, PMBconsulting
Paulo Roberto Wander, U. Vale do Rio dos Sinos
Renato de A. Penteado Neto, P&K Consultoria
Renato Linke, CETESB
Ricardo Rodrigues da Cunha Pinto, PETROBRAS
Rogério Gonçalves, PETROBRAS
Ronaldo Carrion, Poli-USP
Wallace Gusmão Ferreira, Ford
Walter Jorge Augusto Ponge- Ferreira, Poli-USP
Committee of Technical Papers:
Ronaldo de Breyne Salvagni - Poli-USP
Coordination
Members:
Alexandre Pazian, Mercedes-Benz & FATEC
Alfredo Silvio Castelli, Consultor
Álvaro Costa Neto, EESC-USP
Antônio Luiz Pacifico, Poli-USP
Arlindo Tribess, Poli-USP
Armando A. M. Laganá, Poli-USP
Arnaldo Freitas Camarão, Consultor
Carlos Alberto Costa, U. de Caxias do Sul
Carlos Alberto Villar, Consultor
Carlos Y. Sakuramoto, General Motors
Cláudia Alquezar Facca, Mauá
Deives Roberto Bareta, U. de Caxias do Sul
Demetrio Cornilios Zachariadis, Poli-USP
Demetrio Vettorazzo Neto, General Motors
Douglas de Paula e Silva, Ford
Eduardo de Senzi Zancul, Poli-USP
Elcio Luiz Farah, AFEEVAS
Éverton Lopes da Silva, MAHLE Metal Leve
Fernando Luiz Windlin, Magneti Marelli
Fernando Malvezzi, Mauá
Flávio Augusto Sanzovo Fiorelli, Poli-USP
Flávio Celso Trigo, Poli-USP
Francisco Emilio Baccaro Nigro, Poli-USP
Francisco José Profito, Poli-USP
Gilberto Francisco Martha de Souza, Poli-USP
Gilmar Ferreira Batalha, Poli-USP
Gino Montanari, Magneti Marelli
Guilherme Canuto, U. Fed. do ABC
Haraldo Rehder, Rehder Consultoria
Jairo de Lima Souza, Scania
João Antônio da Silva Filho, Ford do Brasil
João Carlos Salamani, E. Eng. Fund.Sto. André
João Francisco Justo Filho, Poli-USP
José Roberto Turrini, JOROTU
Leonardo Macarrão Júnior, ESEG
Luiz Antonio Bragatto, Amazul SA
Luiz Eduardo Lopes, IPT
Marcelo Augusto Leal Alves, Poli-USP
Marcelo Massarani, Poli-USP
Marcílio Alves, Poli-USP
Márcio Yamawaki, MAHLE Metal Leve
Marco Stipkovic Filho, POLI-USP / E.E.Mackenzie
Marcos Alexandre Luciano, U. de Caxias do Sul
Marcos Langeani, Next Engines Tecnologies
Nilton Monteiro, AEA
Paulo Mascarenhas Bueno, PMBconsulting
Paulo Roberto Wander, U. Vale do Rio dos Sinos
Renato de A. Penteado Neto, P&K Consultoria
Renato Linke, CETESB
Ricardo Rodrigues da Cunha Pinto, PETROBRAS
Rogério Gonçalves, PETROBRAS
Ronaldo Carrion, Poli-USP
Wallace Gusmão Ferreira, Ford
Walter Jorge Augusto Ponge- Ferreira, Poli-USP
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Setembro 2017 vol. 4 num. 1
Idioma principal | Segundo idioma
XXV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.1-17
Artigo Completo- Open Access
PROJETO DCE: MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM DUPLO CICLO TERMODINÂMICO VARIÁVEL
PDF - p.18-34
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.35-47
Artigo Completo- Open Access
ANÁLISE ESTRUTURAL EM COLHEDORA DE CANA
PDF - p.48-59
Artigo Completo- Open Access
IMPACTO DO SISTEMA DE FORNECIMENTO AR/COMBUSTÍVEL NO DESENVOLVIMENTO DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS
PDF - p.60-72
Artigo Completo- Open Access
IN-CYLINDER GAS EXCHANGE CONTROL PROCESS FOR MAXIMIZING FUEL CONVERSION EFFICIENCY
IN-CYLINDER GAS EXCHANGE CONTROL PROCESS FOR MAXIMIZING FUEL CONVERSION EFFICIENCY
PDF - p.73-84
Artigo Completo- Open Access
ETHANOL TO IMPROVE THE FUEL CONVERSION EFFICIENCY OF S.I. ENGINES IN THE BRAZILIAN MARKET
ETHANOL TO IMPROVE THE FUEL CONVERSION EFFICIENCY OF S.I. ENGINES IN THE BRAZILIAN MARKET
PDF - p.85-100
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.101-113
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CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA SINALIZAÇÃO AUTOMOTIVA
PDF - p.114-125
Artigo Completo- Open Access
CONTROLE PROPORCIONAL INTEGRAL DIGITAL APLICADO EM VÁLVULA BORBOLETA AUTOMOTIVA
PDF - p.126-144
Artigo Completo- Open Access
O IMPACTO AMBIENTAL DA INTRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS DIESEL
PDF - p.145-151
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.152-169
Artigo Completo- Open Access
DEVELOPMENT OF 1D SIMULATION MODEL OF FUEL INJECTOR FOR PFI APPLICATION
PDF - p.170-179
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.180-196
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.197-205
Artigo Completo- Open Access
SAFETY DEVICE AND VEHICULAR AUTOMATION PROCESS BASED ON SPEED VARIATION
SAFETY DEVICE AND VEHICULAR AUTOMATION PROCESS BASED ON SPEED VARIATION
PDF - p.206-217
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.218-234
Artigo Completo- Open Access
SWIRL NUMBER MEASUREMENTS USING INTAKE PORTS PRODUCED BY ADDITIVE MANUFACTURING
SWIRL NUMBER MEASUREMENTS USING INTAKE PORTS PRODUCED BY ADDITIVE MANUFACTURING
PDF - p.235-251
Artigo Completo- Open Access
GERENCIAMENTO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA BI COMBUSTÍVEL COM OTIMIZAÇÃO DE TORQUE
PDF - p.252-267
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.268-282
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.283-297
Artigo Completo- Open Access
CORRELATION BETWEEN NOX AND CO EMISSIONS AND ACTIVATION ENERGY OF RENEWABLE FUELS
CORRELATION BETWEEN NOX AND CO EMISSIONS AND ACTIVATION ENERGY OF RENEWABLE FUELS
PDF - p.298-306
Artigo Completo- Open Access
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA MOTORES DIESEL – METODOLOGIA DE TESTES EM BANCO DE PROVAS
PDF - p.307-315
Artigo Completo- Open Access
EXHAUST FLUID INJECTION ANALYSIS OF COMPLETE EXHAUST SYSTEMS OF DIESEL ENGINES
EXHAUST FLUID INJECTION ANALYSIS OF COMPLETE EXHAUST SYSTEMS OF DIESEL ENGINES
PDF - p.316-329
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.330-344
Artigo Completo- Open Access
MODELAGEM DOS PERCURSOS DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL PARA UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX
PDF - p.345-357
Artigo Completo- Open Access
INTERAÇÃO DO HOMEM COM A MANUFATURA POR INTERMÉDIO DE PROTÓTIPOS
PDF - p.358-367
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.368-382
Artigo Completo- Open Access
RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO EM TESTE DE PERFORMANCE DE BOBINAS DE IGNIÇÃO
PDF - p.383-401
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.402-410
Artigo Completo- Open Access
FORMAÇÃO DE OZÔNIO TROPOSFÉRICO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
PDF - p.411-428
Artigo Completo- Open Access
CHALLENGES TO DEVELOP A POLYMERIC DIESEL FILTER
CHALLENGES TO DEVELOP A POLYMERIC DIESEL FILTER
PDF - p.429-434
Artigo Completo- Open Access
Gerenciamento térmico da bateria em veículos elétricos: o sistema líquido combinado
PDF - p.435-447
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.448-461
Artigo Completo- Open Access
DLC COATED RING PACK FOR HEAVY DUTY DIESEL ENGINES
DLC COATED RING PACK FOR HEAVY DUTY DIESEL ENGINES
PDF - p.462-476
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.477-496
Artigo Completo- Open Access
CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX
PDF - p.497-508
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.509-522
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.523-536
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.537-550
Artigo Completo- Open Access
SIMULAÇÃO HIL (HARDWARE IN THE LOOP) DE UM MOTOR COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL
PDF - p.551-559
Artigo Completo- Open Access
DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO ELÉTRICO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
PDF - p.560-568
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.569-581
Artigo Completo- Open Access
REVISÃO SOBRE USO DE SÍLICA NOS PNEUS AUTOMOTIVOS PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
PDF - p.582-591
Artigo Completo- Open Access
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FROTA DE VEÍCULOS LEVES NO BRASIL
PDF - p.592-606
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.607-616
Artigo Completo- Open Access
ENGINE LOW PERFORMANCE CAUSED BY DIESEL BS 500
ENGINE LOW PERFORMANCE CAUSED BY DIESEL BS 500
PDF - p.617-624
Artigo Completo- Open Access
MODELAGEM DOS SISTEMAS TÉRMICOS PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX
PDF - p.625-639
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.640-659
Artigo Completo- Open Access
COMBUSTION INFLUENCE ON A BEARING KNOCK NOISE ISSUE FOR A DIESEL ENGINE
COMBUSTION INFLUENCE ON A BEARING KNOCK NOISE ISSUE FOR A DIESEL ENGINE
PDF - p.660-678
Artigo Completo- Open Access
TESTE E CERTIFICAÇÃO DE EMISSÕES DE VEÍCULOS: DETECÇÃO DE DISPOSITIVOS INDESEJÁVEIS
PDF - p.679-698
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.699-711
Artigo Completo- Open Access
PDF - p.712-723
Artigo Completo- Open Access
MODELAGEM DOS SISTEMAS DE ADMISSÃO DE AR PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX
PDF - p.724-736
Artigo Completo- Open Access
SISTEMA DE DIREÇÃO ELÉTRICA ASSISTIDA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PDF - p.737-751
Artigo Completo- Open Access
METHODOLOGY DEVELOPMENT FOR DESIGN AUTOMATION AND OPTIMIZATION OF AN AUTOMOTIVE CRASHBOX
PDF - p.752-766
Artigo Completo- Open Access
MODELAGEM DE TORQUE PARA MOTORES COM TECNOLOGIA FLEX
PDF - p.767-779
O SIMEA é um evento anual realizado há mais de 31 anos pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, e que tem como principal objetivo a busca e apresentação de estratégias, soluções, técnicas e inovações para a mobilidade.
Apresentando palestras, debates, discussões, trabalhos técnicos e exposição, o SIMEA é hoje considerado pelo setor como o principal palco de exibição tecnológica, fórum de negócios e o melhor ambiente de relacionamento e conhecimento para toda a cadeia automotiva.
Reunindo engenheiros e especialistas do setor, representantes do governo, universidades, lideranças empresariais e formadores de opinião ligados à engenharia da mobilidade, o SIMEA todos os anosganha expressivo conteúdo de temas atuais apresentados e debatidos pelosprincipais dirigentes da indústria.
São dois dias de intensos trabalhos de informação e conhecimento aos mais de 1200 participantes esperados, além da principal mostra tecnológica para visitantes e convidados.
Pontos principais: Palestras, painéis de debates, mesa redonda, sessões técnicas, talk shows, business time, mostra e exposição tecnológica.
As Inovações da Indústria Automotiva para a Sociedade
Em 2015, de acordo com os dados da OICA – Organisation Internationale des Constructeurs d'Automobiles, foram construídos 90,8 milhõesde carros e de veículos comerciais, para uma população mundial da ordem de 7,2 bilhões de habitantes – e pode chegar a 9,6 bilhões em 2050. Somente esses três números, grandiosos, diga-se, ilustram bem a importância do setor automotivo internacional na economia global.
Por conta desses números grandiosos, matrizes energéticas, eficiência energética, emissões, consumo, segurança veicular, tecnologias de propulsão, entre tantas outras questões, fazem do tema “As inovações da indústria automotiva para a sociedade”, escolhido para o SIMEA 2017 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, uma oportunidade de debater o futuro da mobilidade sustentável.
Aos painéis e às palestras da 25ª edição do SIMEA, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro de 2017, no Centro de Convenções Rebouças, a comissão organizadora do evento pretende trazer especialistas que apresentem efetivas soluções para a sociedade, ávida por mobilidade eficaz e sem danos à saúde pública.
Comissão Organizadora/ Organizing Committee:
Luis Afonso Pasquotto, Vice-Presidente Cummins Inc. e Presidente da Cummins Brasil
Presidente de Honra/ Honor President
Marcelo Massarani, Professor da POLI USP/ POLI USP Professor
Coordenador da Comissão Organizadora, OrganizingCommittee Coordinator
Membros/ Members:
Alfredo Castelli
Flávia Marques, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Gustavo Noronha, Toyota
Jacqueline Bezerra, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Juliana Sih, Texto Final de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo, Texto Final de ComunicaçãoIntegrada
Marcos Clemente, MAHLE Metal Leve
Nilton Monteiro, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Paola Canteras, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Rogério Gonçalves, PETROBRAS
Ronaldo de Breyne Salvagni, Poli-USP
Diana Santos, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Organizing Committee:
Luis Afonso Pasquotto, Vice-Presidente Cummins Inc. e Presidente da Cummins Brasil
Marcelo Massarani, Professor da POLI USP/ POLI USP Professor
Organizing Committee Coordinator
Membros/ Members:
Alfredo Castelli
Flávia Marques, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Gustavo Noronha, Toyota
Jacqueline Bezerra, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Juliana Sih, Texto Final de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo, Texto Final de ComunicaçãoIntegrada
Marcos Clemente, MAHLE Metal Leve
Nilton Monteiro, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Paola Canteras, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva
Rogério Gonçalves, PETROBRAS
Ronaldo de Breyne Salvagni, Poli-USP
Diana Santos, AEA – Associação Brasileira deEngenharia Automotiva