Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Costurando memórias: abordagens da ética e do design na valorização do saber-fazer

Sewing memories: design and ethics approaches in valuing the know-how

SOUZA, Tatiana de Castro e ; DE BERNARDI, Andreia Menezes ; BENATTI, Lia Paletta ;

Artigo:

Este trabalho aborda relações do ensino do saber-fazer da costura levantando discussões éticas sobre valorização do conhecimento das artesanias no seio familiar. Observando o ensino do ofício da costura percebemos uma demanda de mercado que se sobrepõe às tradições familiares, assim este estudo surge da indagação: por que as pessoas buscam uma escola de costura quando têm este conhecimento em familiares próximos? O estudo se desenrola a partir de relatos das histórias ouvidas em um ateliê costura, situado na cidade de Belo Horizonte/MG. As vivências são relacionadas com bibliografias de referências do design, da ética, da filosofia e da memória para abordar como um ofício se torna um ponto de tensão intergeracional em diversas famílias. Através da comparação com outros dois casos de ensino de fazeres, foi possível concluir que não há um consenso claro na literatura sobre as ações do design com o artesanato, sendo espaço amplo para debate.

Artigo:

This paper approaches the relations of teaching the know-how of sewing by raising ethical discussions about the valorization of the handicrafts within the family. Observing the teaching of the craft of sewing we perceived a market demand that overlaps family traditions, so this study arises from the question: why do people go to a sewing school when they have this knowledge in close family members? The study is based on the reports of a sewing teacher owner of a School, located in the city of Belo Horizonte/MG. Their experiences are related to bibliographic references on design, ethics, philosophy and memory to address how a craft becomes a point of intergenerational tension in several families. By comparing it with two other teaching cases, it was possible to conclude that there is no clear consensus in the literature on the actions of design with handicrafts, being ample space for debate.

Palavras-chave: Ética; Design; Produção artesanal.,

Palavras-chave: Ethics; Design; Craft production.,

DOI: 10.5151/ped2022-6879772

Referências bibliográficas
  • [1] ACASA. Museu A Casa do Objeto Brasileiro. Guia do objeto (2022). Disponível em: . Acesso em: 30/07/2022.
  • [2] ADVERSE, Angélica Oliveira; TEIXEIRA, Maria Bernadete Santos. A artesania como experiência mnemônica no design. Revista Transverso, v. 1, n. 4: 1 (julho/2017). Disponível em: . Acesso em: 26/04/2019.
  • [3] BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Walter Benjamin – Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. Disponível em: . Acesso em: 26/04/2019.
  • [4] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [5] BORGES, Adelia. Design + artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [7] CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
  • [8] CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2007.
  • [9] DAMAZIO, Vera. Design e Emoção: alguns pensamentos sobre artefatos de memória. 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Disponível em: . Acesso em: 26/04/201
  • [10] GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [11] GUIMARÃES, Mariana de Souza. O design dos objetos artesanais produzidos no cotidiano de mulheres idosas. Orientador: Alberto Cipiniuk; co-orientador: Doris Clara Kosminsky. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16441@1 Acesso em: 25/08/2019.
  • [12] HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA., 1990.
  • [13] MORAES, Maria Flávia Vanucci de. Minas Raízes: produção artesanal, cultural e design social. 1ª edição. Belo Horizonte, 2012.
  • [14] MOURA, Mônica; ANDRADE, Ana Beatriz Pereira de; TAROZZO, Marina Jardim; AMBIEL, Izabela Muniz. Design contemporâneo e o resgate da memória: projeto interdisciplinar. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016. Disponível em: . Acesso em: 29/04/2019.
  • [15] NAKAO, Jum. Intermezzo: convívio. In: NACCACHE, Andréa. Criatividade Brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: gastronomia, design, moda. Barueri, SP: Manole, 2013.
  • [16] NORONHA, Raquel Gomes. Era uma vez no quilombo: narrativas sobre turismo, autenticidade e tradição entre artesãs de Alcântara (MA). Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.12, n.1, p. 43-60, 2015.
  • [17] OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro de. Introdução à pesquisa qualitativa. In: Teoria e prática da pesquisa aplicada. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
  • [18] RAMALHO, Cristina. O Brasil genial da Oficina de Agosto. 2ª edição. São Paulo: Luste Projetos Editoriais e Culturais, 2008.
  • [19] TOGNOLLI, Dora. Interpretação e análise – pesquisa qualitativa. In: Teoria e prática da pesquisa aplicada. Rio de Janeiro, Elsevier, 2011.
Como citar:

SOUZA, Tatiana de Castro e; DE BERNARDI, Andreia Menezes; BENATTI, Lia Paletta; "Costurando memórias: abordagens da ética e do design na valorização do saber-fazer", p. 4792-4803 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6879772

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações