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Cultura, Emoção e Imaginário no festejo da Marujada em Bragança-PA: recortes sobre o Ser e o Sentir em projeto

Culture, emotion and imaginary at Marujada`s Celebration in Bragança City: Clippings about Being and Feeling in Fashion Design

REIS, Keila Juliete de Castro ; MONTEIRO, Maria Gabriella Vilhena ; FERNANDEZ, Keila Vasconcelos ; SOARES, João Roberto dos Santos ;

Artigo:

A pesquisa apresenta uma abordagem pautada em referências bibliográficas e percepção do cenário, contexto e discussões que englobam o festejo e patrimônio cultural imaterial, Marujada de Bragança-PA, fundamentada por autores que dissertam sobre as relações entre Moda (BARNARD, 2003; CALDAS, 1999) e Cultura (CIDREIRA, 2010; BAUMAN, 2012), bem como o festejo cultural (CORREA, 2015; SILVA 2006, entre outros) com o objetivo de desenvolver produtos de moda. Para uma experiência mais completa na criação de representações estéticas e simbólicas no vestuário, modelagem e escolha de materiais, a pesquisa teve embasamento no Design Emocional, segundo autores como Desmet (2007;2012); Jordan (2000) e Norman (2004), e adotou entrevistas, observação direta e participante como instrumentos de coleta de dados, com o intuito de trilhar um caminho de leitura, interpretação e projeto que considerasse o valor simbólico das referências encontradas, e sintetizasse um caminho alternativo para o Designer ao lidar com cenários similares.

Artigo:

The research presents an approach based on bibliographic references and perception of the scenario, context and discussions that encompass the party ing and intangible cultural heritage, Marujada de Bragança-PA, based on authors who talk about the relations between Fashion (BARNARD, 2003; CALDAS, 1999) and Culture (CIDREIRA, 2010; BAUMAN, 2012), as well as the cultural celebrate (CORREA, 2015; SILVA 2006, among others) with the aim of developing fashion products. For a more complete experience in the creation of aesthetic and symbolic representations in clothing, modeling and choice of materials, the research was based on Emotional Design, according to authors such as Desmet (2007;2012); Jordan (2000) and Norman (2004), and adopted interviews, direct observation and participant as data collection instruments, in order to walk a path of reading, interpretation and project that considered the symbolic value of the references found, and synthesized an alternative path for the Designer when dealing with similar scenarios.

Palavras-chave: Design de Moda; Cultura Popular; Design Emocional; Marujada.,

Palavras-chave: Fashion Design; Popular Culture; Emotional Design; Marujada.,

DOI: 10.5151/ped2022-1419129

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Como citar:

REIS, Keila Juliete de Castro; MONTEIRO, Maria Gabriella Vilhena; FERNANDEZ, Keila Vasconcelos; SOARES, João Roberto dos Santos; "Cultura, Emoção e Imaginário no festejo da Marujada em Bragança-PA: recortes sobre o Ser e o Sentir em projeto", p. 595-624 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1419129

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