Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design centrado no usuário no desenvolvimento da plataforma online 'Ensinativa'

User-centered design in the development of the 'Ensinativa' online platform

DAMÁSIO, Matheus Charles ; Bacharel, ; DICKIE, Isadora Burmeister ; Doutora, ; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel ; Mestre, ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma parte dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em design da Universidade da Região de Joinville (Univille), desenvolvido em 2020. Como produto final do TCC, que objetivou elaborar instrumentos para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem ativas em design, desenvolveu-se uma plataforma online. Para isso, foram realizados diversos procedimentos como criação de personas, análises paramétricas, oficinas de cocriação, card sorting e prototipação de baixa, média e alta fidelidade, guiadas pela metodologia proposta por Garrett (2000). Considera-se que o desenvolvimento colaborativo de um produto digital e com foco centrado no usuário contribui para um resultado mais assertivo, sanando dúvidas e colaborando com novos pontos de vista.

Artigo:

This paper presents part of the results of the Final Project (FP) in design from Universidade da Região de Joinville (Univille), developed in 2020. As a final product of the FP, which aimed to develop instruments for the development of teaching-learning activities in design, an online platform was developed. For this, several tools were applied such as personas creation, parametric analysis, co-creation, card sorting and low, medium and high-fidelity prototyping, guided by the methodology proposed by Garrett (2000). It is considered that the development of a digital product with a user-centered focus contributes to a more assertive result, solving doubts and collaborating with new points of view.

Palavras-chave: Design Centrado no Usuário; Produto digital; Design de interface.,

Palavras-chave: User-centered design; Digital product; User interface design.,

DOI: 10.5151/ped2022-5936640

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR JUNIOR, José Carlos de; ALMEIDA, Carolina dos Santos A de; COSTA, Michelle Ribeiro Pinto; FANTINATTI, Pedro Augusto Pinheiro; FERREIRA, Cristiane da Silva; MEDEIROS, Mônica Adorna W de; OLIVEIRA, Gabriella Santos de; SMANIOTTO, Edgar Indalecio; TEIXEIRA, Miriam Santana. Metodologias ativas de aprendizagem no desenvolvimento da autonomia do educando. In: ANTUNES, Ângela; ABREU, Janaina; PADILHA, Paulo Roberto (org.). EaD freiriana: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrado pelo professor Moacir Gadotti. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018. p 171–183.
  • [2] CALDANA, Lydia (Brasil). Conservadores, migrantes e nativos digitais: as gerações e a internet. 2017. Disponível em: http://pontoeletronico.me/2017/geracoes-digitais/. Acesso em: 14 maio 2020.
  • [3] CRIATIVOS DA ESCOLA. Como surgiu o DFC. 2018. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/design-for-change-um-movimento-global/. Acesso em: 2 jul. 2020.
  • [4] DICKIE, Isadora Burmeister; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel. Projectool: ferramentas para o desenvolvimento de projetos centrados no humano. 2020. Disponível em: https://www.projectool.com.br/. Acesso em: 8 ago. 2020.
  • [5] DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 268–288, 23 fev. 2017.
  • [6] FARIAS, Marcela Sarah Filgueiras de. Design Thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem — estruturação e orientações. 2019. 156 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/337/1/Roteiros%20de%20aprendizagem-orienta%C3%A7%C3%B5es%20para%20elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20roteiros%20de%20aprendizagem.pdf. Acesso em: 9 ago. 2020.
  • [7] FERREIRA, Aline Santiago. Análise de Metodologias de Projeto para o Desenvolvimento de Websites. 2005. 153 p. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.producao.ufrj.br/index.php/br/informacoess-academicas/teses-e-dissertacoes/mestrado/2005/591--524/file. Acesso em: 22 ago. 2020.
  • [8] GARRETT, Jesse James. The Elements of User Experience. 2000. Disponível em: http://www.jjg.net/elements/pdf/elements.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.
  • [9] IDEO. Design Thinking for Educators. 2. ed. [s.l.]: [s.n.], 2012.
  • [10] IDEO. Design Kit. 2020. Disponível em: https://www.designkit.org/. Acesso em: 9 ago. 2020.
  • [11] KRUPAHTZ, Juliana; GASPARETTO, Débora Aita. Design Centrado no Usuário: redesenho da interface digital da revista arco. Blucher Design Proceedings, [s.l.], jun. 2017. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-centrado-no-usurio-redesenho-da-interface-digital-da-revista-arco-25872. Acesso em: 22 jun. 2020.
  • [12] KUNIAVSKY, Mike. Smart things: ubiquitous computing user experience design. [s.l]: Elsevier, 2010. 336 p.
  • [13] MCLELLAN, Hilary. Experience Design. CyberPsychology & Behavior, Saratoga Springs, v. 3, n. 1, p. 59–69, 2000. Disponível em: http://echo.iat.sfu.ca/library/mclellan_00_experienceDesign.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
  • [14] NESTA. DIY: development impact and you. Development Impact and You. 2020. Disponível em: https://diytoolkit.org/. Acesso em: 8 ago. 2020.
  • [15] PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, Bingley, v. 9, p. 1–6, out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Par. Acesso em: 17 maio 2020.
  • [16] PRENSKY, Marc. Use Their Tools! Speak Their Language! Connected, [s.l.], p. 1–5, 2004. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky-Use_Their_Tools_Speak_Their_Language.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
  • [17] SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira; MORAES, Cristina de Cássia Pereira. Tendências e Perspectivas no Pós-Pandemia: a virtualização de laboratórios de ensino de história. In: GOYAZ, Marília de; ANJOS, Alexandre Martins; ARAÚJO, Amilton Rogério Santos de; BANDEIRA, Ana; LOPES, Janice Pereira; PEROTTO, Lilian Ucker; COSTA, Silvia Carla Nunes de Figueiredo da; JESUS, Raniê Solarevisky de; BANDEIRA, Wagner (org.). Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD: Docência online: cenários e desafios da educação em rede. Goiânia: CEGRAF UFG, 2020. p. 403–413. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/anais-esud-2020/. Acesso em: 10 abr. 2022.
Como citar:

DAMÁSIO, Matheus Charles; Bacharel, ; DICKIE, Isadora Burmeister; Doutora, ; SCHULENBURG, Haro Ristow Wippel; Mestre, ; "Design centrado no usuário no desenvolvimento da plataforma online 'Ensinativa'", p. 1894-1921 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5936640

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações