Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
Design da informação e sociedade: levantamento do estado da arte do CIDI
Information Design and Society: a survey of CIDI's state of the art
Farias, Bruno ;
Artigo:
O presente estudo apresenta a terceira etapa da pesquisa “Estado da arte do Design da Informação no Brasil”, analisando o eixo temático Sociedade. Para tal foram analisados 64 artigos dos anais de 2015, 2017 e 2019 do Congresso Internacional do Design da Informação. Para tal, foi adotado o método análise de conteúdo que tabula dados textuais. Neste sentido, foram identificados os termos mais frequentes e seus conceitos. Ao final, foi elaborada uma síntese semântica do eixo onde foi possível perceber que o Design da Informação é um interlocutor social por ter objetivos coletivos e por dar formas aos objetos e às interações, explorando elementos culturais como identidades e memórias. Além disso, o Design da Informação é complexo por explorar dimensões práticas, econômicas, sociais, identitárias e interativas.
Artigo:
The present study presents the third stage of the research “State of the art of Information Design in Brazil”, analyzing the thematic axis Society. To this end, 64 articles from 2015, 2017 and 2019 proceedings of the International Congress of Information Design were analyzed. To this end, the content analysis method was adopted, which tabulates textual data. In this sense, the most frequent terms and their concepts were identified. In the end, a semantic synthesis of the axis was elaborated, where it was possible to perceive that Information Design is a social interlocutor for having collective goals and for giving shapes to objects and interactions, exploring cultural elements such as identities and memories. In addition, Information Design is complex because it explores practical, economic, social, identity, and interactive dimensions.
Palavras-chave: Design da Informação; Sociedade; Análise de conteúdo.,
Palavras-chave: Information Design; Society; Content analysis.,
DOI: 10.5151/ped2022-1256491
Referências bibliográficas
- [1] BARDIN, Laucence. Análise de Conteúdo. Lisboa: 70, 202
- [2] BRAGA, Marcos da Costa. O papel social do design gráfico: História, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
- [3] BÜRDECK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blücher, 2006.
- [4] Camargo, B. V., & Justo, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. 2013. DOI: 10.9788/TP2013.2-16.
- [5] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu, 2016.
- [6] CURTIS, Maria do Carmo. A dimensão social do design gráfico no construtivismo. In: BRAGA,
- [7] Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: História, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Senac São Paulo, 2011. p. 25-44.
- [8] FARIA, Maria Isabel Ribeiro de; PERICÃO, Maria das Graças. Dicionário de livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Universidade de São Paulo, 200
- [9] FARIAS, Bruno Serviliano S. Design gráfico inclusivo para a terceira idade: análise dos elementos iconográficos e tipográficos. 201 Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2019
- [10] L’AMOUR, M. et al. Bases Comuns do Design: uma discussão sobre o impacto e papel social do design. Em: Arruda, Amilton J. V. (Org.) Design & Complexidade. São Paulo: Blucher, 2017. p. 11-26.
- [11] LIMA, E. C;, MARTINS, Bianca. Design social, o herói de mil faces, como condição para atuação contemporânea. Em: BRAGA, Marcos da Costa (Org). O papel social do design gráfico: História, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Senac São Paulo, 20 p. 115-136.
- [12] LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
- [13] LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. Petrópolis, Rj: Vozes, 2016.
- [14] NEVES, Flávia de Barros. Contestação gráfica: engajamento político-social por meio do design gráfico. In: BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: História, conceitos e atuação profissional. São Paulo: Senac São Paulo, 2011. p. 45-64.
- [15] SOUZA, Mar; WALL, ML, Thuler; ACMC, Lowen; IMV, Peres AM. The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Rev Esc Enferm USP. 2018;52:e03353. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353.
- [16] STRATHERN, Ann Marilyn. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Como citar:
Farias, Bruno; "Design da informação e sociedade: levantamento do estado da arte do CIDI", p. 148-162 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-1256491
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações