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Design da Informação para divulgação científica: análise de posts do perfil “Olá Ciência!” no Instagram

Information design for scientific dissemination: analysis of posts from the "Hello Science!" profile on Instagram

ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito ; SILVA, Andréa Catrópa da ;

Artigo:

Entende-se que por meio de diversas linguagens, mídias e ferramentas digitais o alcance dos estudos científicos/acadêmicos para além do público de professores e de pesquisadores pode ser ampliado. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender o trabalho do infodesign para divulgação científica nas mídias e redes sociais. De forma específica, pretende-se (a) discutir os conceitos teóricos do Design da Informação, digital, mídias e redes sociais; (b) debater a importância da divulgação científica para a sociedade e (c) analisar um post presente no perfil “Olá Ciência!”, de Lucas Zanandrez no Instagram. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, do tipo de estudo de caso, obtendo como corpus uma postagem relacionada com a pandemia da Covid-19 e com o reality show Big Brother Brasil . Esta pesquisa contribui com uma proposta metodológica para trabalhar com infodesign considerando o uso das mídias sociais, a partir dos estudos de Freitas et al. (2013), Simlinger (2007), Sless (2005) e Redish (2000).

Artigo:

It is understood that through various languages, media, and digital tools, the reach of scientific/academic studies beyond the public of professors and researchers can be expanded. In this sense, the present study aims to understand the work of Information Design for scientific dissemination in the media and social networks. Specifically, it is intended to (a) discuss the theoretical concepts of Information Design, digital, media and social networks; (b) discuss the importance of scientific dissemination for society and (c) analyze a post present in the "Hello Science!" profile of Lucas Zanandrez on Instagram. This research has a qualitative methodological approach, exploratory, case study type, obtaining as corpus a post related to the Covid-19 pandemic and the reality show Big Brother Brazil . This research contributes with a methodological proposal to work with Information Design considering the use of social media, based on the studies of Freitas et al. (2013), Simlinger (2007), Sless (2005) and Redish (2000).

Palavras-chave: infodesign; divulgação científica; Olá Ciência; análise no Instagram.,

Palavras-chave: Information Design; science outreach; Hello Science; analysis on Instagram.,

DOI: 10.5151/ped2022-1562223

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Como citar:

ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito; SILVA, Andréa Catrópa da; "Design da Informação para divulgação científica: análise de posts do perfil “Olá Ciência!” no Instagram", p. 4857-4880 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1562223

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